15/07

santo do dia São Boaventura

São Boaventura
Você está em:

São Boaventura nasceu no ano 1218, em Viterbo, na Itália. Seu nome de batismo era João de Fidanza. Aos 20 anos ingressou no convento franciscano e recebeu o nome de Boaventura. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Paris. Foi contemporâneo de Santo Tomás de Aquino, seu amigo e companheiro. Defendia as Ordens mendicantes, especialmente a dos Franciscanos. Como superior geral da Ordem renovou as regras, sem alterar o espírito cunhado pelo fundador. Escreveu 11 volumes teológicos, dando o o fundamento racional às verdades regidas pela fé. Como cardeal pelo Papa Gregório X, foi encarregado de organizar o Concílio de Lyon, em 1273.

Morreu em 15 de julho de 1274, em Lyon, na França. Foi canonizado em 1482 e recebeu o honroso título de doutor da Igreja.

– No mesmo dia celebramos: São Vladimir de Kiev e Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros.

Oração

Senhor Jesus, fazei que minha alma tenha fome de Vós, Pão dos anjos, Alimento das almas santas, Pão nosso de cada dia, cheio de força, de toda a doçura e sabor, e de todo o suave deleite. Ó Jesus, a quem os anjos desejam contemplar, tenha sempre o meu coração fome de Vós, e o interior de minha alma transborde com a doçura do vosso sabor; tenha sempre sede de Vós, fonte de vida, manancial de sabedoria e de ciência, rio de luz eterna, torrente de delícias, abundância da Casa de Deus. Amém.

São Boaventura , rogai por nós.