santo do dia Santa Catarina de Cena

Santa Catarina de Cena

Santa Catarina nasceu em 25 de março de 1347, na cidade de Sena, na Itália. Tornou-se Irmã leiga da Ordem Terceira Dominicana.

Analfabeta, assumiu a missão de reunir de novo a Igreja em torno de um só Papa. Viajou por toda a Itália e outros países, ditou cartas a governantes e conseguiu que o Papa legítimo, Gregório XI, retomasse sua posição e voltasse para Roma. Há 70 anos o Papado estava em Avinhão e não em Roma. Viveu à frente dos padrões de sua época, quando ainda havia pouca participação das mulheres na Igreja.

Deixou obras literárias ditadas de alto valor. O livro: “Diálogo sobre a Divina Providência”, é lido, estudado e respeitado até hoje.

Morreu no dia 29 de abril de 1380, aos 33 anos de idade. Foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970 e mais tarde foi escolhida como patrona da Itália, junto com São Francisco.

– No mesmo dia celebramos: São Pedro de Verona e Santo Antônio Kim Song-u

Oração

“Trindade eterna, vós sois um mar profundo, no qual, quanto mais procuro, mais encontro. E quanto mais encontro, mais vos procuro. Sois o Fogo que queima sempre e nunca se consome. Sois o Fogo que tira todo frio, que ilumina todas as inteligências e, pela vossa luz, me fizestes conhecer a verdade. Na luz da fé adquiro a sabedoria, na sabedoria do vosso Filho único; na luz da fé, torno-me forte e constante persevero. Na luz da fé, espero que não me deixareis sucumbir no caminho “.