Você está em:

XVII Semana Teológica: Igreja e Pós-modernidade

A XVII Semana Teológica, evento de 4 a 7 de outubro, realizado no prédio 4 do campus Coração Eucarístico, contou na abertura com a presença do arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. A Semana tem como temática central Igreja e Pós-modernidade – Dialogar é preciso.

O Arcebispo fez referência à presença do Papa Bento XVI na Alemanha, ocasião em que o Santo Padre reafirmou que a Igreja está no coração da sociedade, tem um anúncio a fazer, mas há a necessidade de se repensar como está se organizando para fazer esse anúncio do Evangelho. Dom Walmor lembrou que a Igreja é um lugar de pertença, que supõe consciência clara e coragem para assumir desafios. O diálogo se torna, segundo ele, necessidade determinante para que “não nos acostumemos às práticas e às modas do mundo”.

Dom Walmor disse que a Igreja deve ouvir os diversos segmentos da sociedade, para renovar as formas de evangelização. O Arcebispo citou o evangelista Mateus, “Ide e fazei discípulos”, para defender que é sempre necessário se colocar na posição de aprendiz no caminho rumo à evangelização.