Venha rezar a Novena e participar do Terço pela canonização do padre Eustáquio

O missionário da saúde e da paz, o beato Padre Eustáquio será celebrado com grande festa no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz – Igreja Padre Eustáquio, na sexta-feira, 30 de agosto, dia dedicado ao Padroeiro e também, de modo especial, na Paróquia Padre Eustáquio, em Esmeraldas.

Você e sua família são especiais convidados para participar do Terço pela Canonização do padre Eustáquio, rezado todos os dias, juntamente com a Novena, a partir desta quarta-feira, 21 de agosto.  Ao reconhecer suas virtudes heroicas, a Santa Igreja concedeu ao Padre Eustáquio a graça de ser venerado sobre os altares como “Beato Eustáquio Lieshout”, modelo dos párocos e religiosos.

O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, juntamente com a Causa de Canonização, prepara especial programação, presencial e on-line: confira e participe conosco. Se não puder vir ao Santuário, se estiver longe, acompanhe as transmissões e formação pelo Canal no YouTube

21/08 – Quarta-feira – 1º Dia da Novena
19h – Santa Missa e Abertura da Novena

22/08 – Quinta-feira – 2º Dia da Novena

23/08 – Sexta-feira – 3º Dia da Novena

24/08 – Sábado – 4º Dia da Novena
16h15 – Terço pela Canonização
17h – Santa Missa e Novena

25/08 – Domingo – 5º Dia da Novena
7h, 8h30, 10h, 17h e 19h – Santa Missa e Novena

26/08 – Segunda-feira – 6º Dia da Novena

27/08 – Terça-feira – 7º Dia da Novena

28/08 – Quarta-feira – 8º Dia da Novena

29/08 – Quinta-feira – 9º Dia da Novena

30/08 – Sexta-feira – Dia do Beato Padre Eustáquio
5h, 6h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h – Santa Missa
8h e 18h – Terço pela Canonização
12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Missa solene seguida de procissão

Confissões: Colégio Marista Padre Eustáquio: 8h30 às 10h30 – 14h30 às 16h
-Bênção dos devotos e objetos: no final de cada Missa

31/08 – Encerramento da Festa
17h – Santa Missa

Acompanhe também a programação da Paróquia Padre Eustáquio, em Esmeraldas.

Missionário da saúde

O beato Eustáquio van Lieshout, sacerdote holandês, deixou o seu país e partiu em missão para o Brasil em 12 de maio de 1925, onde desembarcou no Rio de Janeiro para viver sua bonita missão. Seu ideal missionário se realizou, sobretudo, no povoado de Água Suja, no Triângulo Mineiro, que, depois, se tornou Romaria. Ali, o Padre Eustáquio foi um dos três fundadores da primeira comunidade da Congregação dos Sagrados Corações.

Em Romaria, como em outras cidades onde esteve, Padre Eustáquio sempre se dedicou, com grande zelo, aos pobres e enfermos. Em suas visitas às casas dos paroquianos, servia até de médico e enfermeiro dos doentes.

Minas Gerais

Em 3 de abril de 1942, atendendo ao chamado da Arquidiocese de Belo Horizonte, Padre Eustáquio chega à capital mineira assumindo a paróquia dos Sagrados Corações, onde o zeloso pastor de almas exerceu sua missão, dando continuidade a seus carismas de cura e conselhos. Ali, o homem de Deus permaneceu até o fim da sua vida, em 30 de agosto de 1943. Seus restos mortais descansam no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz.

Exemplo a ser seguido

Padre Eustáquio acreditava que a alma de todo apostolado é a vida interior. Por isso, além de passar quase toda a noite em oração, não deixava de fazer sua meditação diária, rezava o rosário e o breviário e dedicava horas de adoração ao Santíssimo Sacramento. Para ele, a oração era o alimento que lhe dava energia e força. De fato, observava à risca o lema da sua Congregação: “Para mim o trabalho, para o próximo a utilidade, para os Sagrados Corações a honra e a glória”. Viva o beato Padre Eustáquio!