O Arcipreste da Basílica de São Pedro do Vaticano, cardeal Angelo Comastri, falou sobre a importância de preparar os presépios nos lares. De acordo com o cardeal, o presépio é a fotografia do maior e mais impensável acontecimento da história. “Deus se fez homem para nos restituir das características humanas que nós tínhamos perdido por causa da infecção do pecado do orgulho e do egoísmo”, lembrou.
O Cardeal recordou que o nascimento de Cristo permite ao ser humano compreender sua verdadeira função: dedicar-se aos outros. “Graças a Deus que se fez homem, é possível chegar a ser como Francisco de Assis, chegar a ser como Santa Teresa de Lisieux, chegar a ser como Madre Teresa de Calcutá, chegar a ser como João Paulo II”.
O cardeal ensina que o Natal e o presépio são uma mensagem de otimismo. Explica que “Jesus se fez pobre para dizer não à riqueza como fonte de felicidade”. Fez-se humilde para ensinar que os orgulhosos não são grandes. Faz-se pequeno para mostrar que violência não é instrumento para mudar a história.