A 16ª edição da Torcida de Deus, vivida no Mineirão, foi ápice da Festa de Corpus Christi na Arquidiocese de Belo Horizonte, nesta quinta-feira, dia 19. Os cristãos católicos das comunidades de fé de Belo Horizonte e de outros 27 municípios da Região Metropolitana expressaram a fé no Santíssimo Sacramento em uma grande e solene celebração, que uniu artistas, expressões culturais e evangelizadores.
O público foi acolhido no Mineirão com o entusiasmo do Irmão Alan e do padre José Luís Queimado, religiosos redentoristas que foram os animadores da Torcida de Deus, iniciada às 13h, com a apresentação da Orquestra Jovem de Brumadinho. Os renomados Marcus Viana e Thiago Arancam encantaram a Torcida de Deus com belas apresentações, que apreciou também as especiais canções interpretadas por Alisson Castro.
A vibrante participação dos fiéis se converteu em silêncio para dedicar atenção às catequeses dos bispos auxiliares dom Nivaldo Ferreira, dom Edmar José da Silva, dom José Otacio e dom Joel Maria dos Santos. Todos também admiraram a catequese da doutora Filó, muito reconhecida pelas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte por suas pregações.
A Torcida de Deus cultivou a espiritualidade a partir da oração do Ângelus, conduzida pelos seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, da singela homenagem à Nossa Senhora e ao bem-aventurado Padre Eustáquio, promovida pela comunidade quilombola dos Arturos.
Toda programação encontrou seu ápice na Solene Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelos bispos auxiliares e por mais de 400 sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em sua homilia, dom Walmor sublinhou: “Como peregrinos de esperança, chegamos mais uma vez ao ‘gigante da Pampulha’. Nesta grande praça damos testemunho ao mundo: agradecemos a Deus pelo dom da Eucaristia. A Igreja nasce e vive da Eucaristia, que é fundamento. Não é rito ou compromisso qualquer, mas experiência do amor de Deus derramado em nossos corações pelo amor do Espírito Santo”.
A Eucaristia, ensinou dom Walmor, convoca os cristãos a seguirem o exemplo e a orientação do Mestre: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Trata-se, nas palavras do Arcebispo, “do desafio posto para a nossa Igreja. O mundo tem fome de justiça, de paz, de solidariedade e de um novo modo de viver na casa comum.”
Apresentações do Grupo Sarandeiros e do Colégio Santa Maria Minas deixaram a Missa aida mais bonita. Ao final, os mais de 35 mil fiéis presentes no Mineirão, com muita reverência, receberam a bênção do Santíssimo Sacramento. Regressaram para suas casas com o coração renovado, reafirmando a fé no Cristo Eucarístico.
Homilia completa