Você está em:

Simpósio de Liturgia da Rense reúne agentes de pastorais, catequistas e sacerdotes

A Comissão de Liturgia da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) promoveu na PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico, o 1º Simpósio Regional de Liturgia. O evento realizado no sábado, dia 27 de junho, reuniu cerca de 250 pessoas, entre agentes da Pastoral Litúrgica e de Ministérios, catequistas e padres.
 
O Simpósio teve início com a celebração do Ofício Divino das Comunidades. Logo depois, dom Walmor saudou os participantes por meio de um vídeo especial, gravado para o Simpósio. O Arcebispo parabenizou a Rense pela iniciativa “um momento tão rico de formação para que sejamos mais conscientemente inseridos no Mistério do amor de Deus”.
 
Ainda na parte da manhã, padre Danilo César dos Santos Lima abriu a série de palestras. A segunda palestra contou com a assessoria do padre Luís Henrique Eloy e Silva, membro da Pontifícia Comissão Bíblica. Após o almoço, padre Márcio Ferreira Pimentel falou sobre a ritualidade da música na Liturgia. O professor Felipe Magalhães Francisco, teólogo, trabalhou o tema “Liturgia e Comunicação”. A irmã Maria Alba Veja apresentou a Pastoral da Comunicação.
 
O bispo auxiliar dom Joaquim Mol, bispo referencial da Rense, encerrou o Simpósio com uma exposição sobre a vivência do Mistério Pascal nas Comunidades de Fé e na Sociedade. “O Mistério Pascal não é central somente na Liturgia, mas é central também no nosso cotidiano, em nossa casa, em nosso trabalho e em nossa vida, pois é a Páscoa do Senhor Jesus que dá sentido a tudo isso” disse dom Mol.

 

 

 

VEJA TAMBÉM