Setenário de Nossa Senhora das Dores no Barreiro – 8 a 15 de setembro

Nossa Senhora da Dores, a Padroeira da Congregação Passionista é celebrada no Santuário São Paulo da Cruz, bairro Barreiro, de 8 a 15 de setembro. “É no caminho da dor que Ela nos ensina a superar o sofrimento, a confiar em Deus e a vivermos na sua presença misericordiosa” (Congregação Passionista).

Programação:

8 de setembro – 1ª Dor – Profecia de Simeão: Simeão com o Menino Jesus nos braços e a profetiza Ana comunica à Maria Santíssima que o seu Filho viverá a morte na cruz para salvar a humanidade. “Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma” ( Lc 2,35).

18h30 – Celebração do Setenário
19h – Missa de abertura do Setenário de Nossa Senhora das Dores e Bênção da Saúde – Levar flores para homenagear a Maria

* Presença da Comunidade Nossa Senhora das Graças

9 de setembro – 2ª Dor – Fuga para o Egito: Maria e José são comunicados pelo anjo que devem fugir para o Egito pois, Herodes condenou à morte todos os primogênitos da época do nascimento de Jesus. “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o Menino para mata-lo” ( Mt 2,13).

19h – Missa – Levar flores para homenagear a Maria

*Participação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

10 de setembro – 3ª Dor – Maria procura Jesus em Jerusalém: Maria e José “ voltaram a Jerusalém à procura dele” ( LC 2,45).
18h – Celebração do Setenário
18h30 – Missa – Levar flores para homenagear Maria

* Participação da Comunidade Santa Luzia

11 de setembro – 4ª Dor – Jesus encontra sua mãe no caminho do calvário: “Uma grande multidão do povo o seguia. E mulheres batiam no peito e choravam por Jesus” ( Lc 23,27).

7h – Missa
9h30 – Missa das crianças
17h – Missa
19h – Missa – Flores para homenagear  Maria

* A Comunidade São Judas Tadeu participa como convidada

12 de setembro – 5ª Dor – Maria ao pé da cruz de Jesus: “ Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe” ( Jo 19,25).
19h – Missa – Flores para homenagear Maria

* Comunidade Convidada: São Pedro

13 de setembro – 6ª Dor – Maria recebe Jesus descido da Cruz: “José… desceu o corpo da cruz…” ( Lc 23,52-53)
19h – Missa – Flores para homenagear Maria

* Comunidade Convidada: Nossa Senhora da Conceição

14 de setembro – 7ª Dor – Maria deposita Jesus no Sepulcro: “As mulheres… foram com José de Arimatéia para ver o túmulo, e como o Corpo de Jesus tinha sido colocado.  Exaltação da Santa Cruz – 5º Ano falecimento de dom Mauro Pereira Bastos, CP.
19h – Missa em homenagem a dom Mauro – Bispo Passionista – Levar rosas brancas

15 de setembro – Festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores
11h30 – Celebração da “Coroa das sete dores” de Nossa Senhora
12h – Missa de saudação à Nossa Senhora
15h – Terço das Mulheres
18h30 – Celebração da “Coroa das Sete Dores”  de Nossa Senhora
19h – Missa de Encerramento. Procissão com a Imagem de Nossa Senhora pelas ruas do Barreiro.Responsáveis: Confraria da Paixão, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Apostolado da Oração – Trazer flores para homenagear Maria.

Santuário São Paulo da Cruz – Congregação Passionista
Praça Domingos Gatti, s/n° – Bairro Barreiro – Belo Horizonte