Você está em:

Seminário sobre formas de monitoramento dos Poderes Públicos ““ 24 a 26 de outubro

De 24 a 26 de outubro, o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) promoverão o Seminário “Monitoramento dos Poderes Públicos”.

O evento será realizado sempre às 19 horas, na PUC Minas – campus Coração Eucarístico (Avenida Dom José Gaspar, 500, prédio 43, auditório 03).

Trata-se de um encontro com convidados que discutirão as formas como o cidadão pode acompanhar as atividades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Serão feitas discussões e apresentação de experiências que estão em curso em Minas Gerais, no Maranhão e em Brasília.

Programação:

Dia 24 – Duas formas de monitoramento do Poder Executivo serão apresentadas.
Convidados:
Neila Batista (assistente social, ex-vereadora, assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ex-integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Belo Horizonte) e Samuel da Silva (da Cáritas Regional de Minas Gerais, que apresentará a experiência de acompanhamento do orçamento público em cidades do interior de Minas Gerais). Coordenação da mesa: Professora Adriana Penzim, do Nesp.

Dia 25 – Monitoramento do Poder Legislativo.
Convidados:
Carolina Albuquerque (da Associação Democracia Ativa – que desenvolve o projeto meudeputado.org, uma importante experiência de acompanhamento do Legislativo desenvolvida em Belo Horizonte) e Eliana Magalhães (do Instituto de Estudo Socioeconômicos – INESC, de Brasília). Coordenação da mesa: Professor Robson Sávio, também do Nesp.

Dia 26 – Monitoramento do Poder Judiciário.
Convidados:
o sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos (secretário executivo da Cáritas Brasileira, Regional Maranhão, coordenador do Tribunal Popular do Judiciário – Observatório da Justiça e da cidadania) e o professor José Luiz Quadros de Magalhães (da Faculdade Mineira de Direito da PUC- MG e do curso de Direito da UFMG).
Coordenação da mesa: professora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, Wilba Lúcia Maia Bernardes.

As inscrições para o evento serão gratuitas e feitas no local. Será fornecido certificado aos participantes que desejarem. Outras informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br ou pelo telefone (31) 3319-4978.