Você está em:

Secretários visitam projeto social apoiado pela Pastoral de Rua do Regional Leste 2 da CNBB

Os Secretários Executivos dos Regionais da CNBB que participam do Encontro Nacional dos Secretários Executivos da CNBB, 25 a 30 de julho, em Belo Horizonte, visitaram, na terça, dia 27, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (ASMARE) – associação que com o apoio da Pastoral de Rua, desenvolve um projeto de organização social e produtiva, capaz de tornar o lixo, matéria-prima reciclável, em objeto de trabalho e capital da associação.

O grupo foi recebido pela coordenadora de projetos da ASMARE, Flávia Gonzaga e pela co-fundadora e coordenadora geral, Maria das Graças Marçal, a “ Dona Geralda”. A Asmare, que tem cerca de 380 associados, beneficia indiretamente, mais de 1500 pessoas. Além do trabalho de coleta realizados pelos catadores, a Associação desenvolve um trabalho de parceria junto a empresas, escolas, órgãos públicos, entre outros, para a coleta de recicláveis. Para Dona Geralda “não existe lixo, tudo o que a gente joga fora pode ser usado. Só vira lixo porque a gente não separa”, conclui.

Após o visita, o grupo seguiu para um almoço no Reciclo 2, espaço cultural e gastronômico da Asmare, que chama atenção pela decoração e pela exposição dos artigos produzidos nas oficinas da Associação. Uma oportunidade de conhecer as possibilidades de reaproveitamento de materiais como papel, plástico, retalhos de tecido e o metal.

A tarde, os secretários se reuniram para um momento de partilhas entre os Regionais, refletir sobre as atribuições dos Secretário Executivo Regional e sobre o lançamento da Campanha da Evangelização.

A atividade de encerramento do dia, foi pela visita dos secretários ao Palácio Cristo Rei e um jantar de confraternização com o Presidente do Regional Leste 2 da CNBB e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O evento conta com a participação dos secretários executivos dos 17 Regionais da CNBB, bem como, o presidente e secretário geral da CNBB, dom Geraldo Lyrio e dom Dimas Lara Barbosa, além do presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira de Azevedo.