Você está em:

Saúde e bem-estar: alunos da PUC Minas, com o apoio da Renser, idealizam rádio Vozes de Brumadinho

Com o objetivo de contribuir diretamente com o fortalecimento e bem-estar das comunidades vítimas da tragédia em Brumadinho, alunos da PUC Minas idealizam o programa de rádio Vozes de Brumadinho. A ação, que integra o programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças, envolve alunos de Comunicação Social, Medicina e Psicologia, em parceria com a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Com a falta de investimento do poder público em prestar assistência aos habitantes do local, foi necessária uma solução interna para suprir as demandas voltadas à educação, saúde e assistência social. O programa de rádio promove, acima de tudo, o acesso à informação simples e de qualidade a todos os habitantes das comunidades. Desejamos recolher dados importantes para a segurança dos moradores, divulgar as ações que vêm sendo executadas dentro dos territórios, como formas de resistência e cuidados práticos”, explica a professora Sandra Freitas, uma das coordenadoras do projeto, juntamente com os professores Adriana Diniz de Deus, Carlos Alberto Pereira Pinto, Carolina Costa Resende, Márcia Mansur Saadallah e Rubens Ferreira Nascimento.

O programa contará com três episódios pilotos, produzidos coletivamente, com tempo estimado entre dez e 15 minutos, onde os assuntos serão abordados dependerão da temática discutida e decidida anteriormente com as comunidades envolvidas. Todos as edições serão disponibilizadas em grupos de WhatsApp e, posteriormente, em plataformas digitais. Será divulgado também por meio de carro de som, para todo o território das comunidades.

“Procuramos informar e entreter os moradores durante esse período de incerteza e sofrimento. Todos sabemos dos impactos que um isolamento social pode gerar, além dos medos e preocupações, a saúde e no estado emocional de toda população também são afetados”, observa a professora Sandra.

VEJA TAMBÉM