Resgate histórico – Arquidiocese de Belo Horizonte homenageia o primeiro vigário da capital mineira  

Ouça o conteúdo

A Arquidiocese de Belo Horizonte faz um gesto de resgate histórico ao incluir o retrato do padre Francisco Martins Dias, na galeria oficial de párocos do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira, 27 de maio de 2026, contou com as presenças do bispo auxiliar dom Edmar José da Silva, do reitor do Santuário, padre José Cícero Marques Junior, e do padre Mauro Luiz da Silva, além da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário – Urca – Pampulha e integrantes da Pastoral Afro-brasileira, na Arquidiocese de BH.

Padre Francisco foi o último vigário do antigo Arraial Curral Del Rei e o primeiro sacerdote da nova capital mineira durante o período de transição para a construção de Belo Horizonte. O padre Francisco era negro e, apesar da importância histórica, seu nome ficou fora dos registros oficiais da Igreja Católica por décadas.

Também foi fundador do primeiro jornal da cidade e um dos primeiros cronistas de Belo Horizonte.

A proposta de reconhecimento foi apresentada pelo padre Mauro Luiz da Silva, responsável pelo projeto NegriCidade, à Arquidiocese de Belo Horizonte. “A colocação de seu retrato ao lado dos demais párocos vai além da homenagem. É reconhecimento, justiça e reparação racial. O ato dialoga com os debates atuais sobre memória, identidade e equidade, e sinaliza o compromisso da Igreja em rever suas narrativas e valorizar a contribuição das populações negras na formação religiosa e social de Belo Horizonte”, afirma padre Mauro.

O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem fica na Rua Sergipe, 175 — Belo Horizonte/MG



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH