Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus peregrinam na Arquidiocese de BH – 13 a 20 de junho

A Arquidiocese de Belo Horizonte acolheu em seu território, entre os dias 13 e 20 de junho, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus que visitam todos os Carmelos do Brasil. A urna peregrina chegou ao Convivium Emaús, no dia 13 de junho, recordando a divina proteção de Santa Teresinha aos jovens seminaristas (Veja na galeria de fotos, imagens desse especial momento.) Em vida, a  Santa rezou pelos seminaristas e padres, sendo considerada a Mãe Espiritual de muitos sacerdotes e promotora das vocações. “Muitos decidiram ingressar no convento inspirados por Santa Teresinha”, recorda o frei Francinaldo Magalhães, da Ordem Carmelita Descalço.

As relíquias foram acolhidas na Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe, no domingo, 16 de junho. O arcebispo, dom Walmor, presidiu a Santa Missa e no mesmo domingo, as relíquias seguiram para o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, onde foram acolhidas com amor e devoção na menor Basílica do Mundo, na casa da Padroeira de Minas.

Oração para Santa Teresinha

O arcebispo dom Walmor escreveu uma Oração que acompanhará toda a peregrinação de Santa Teresinha na Arquidiocese de Belo Horizonte. Assim, serão diversos momentos para rezarmos juntos:

Santa Teresinha do Menino Jesus, Rosa do Carmelo
Amorosa missionária, pela força da oração, acompanhai-nos e inspirai-nos a percorrer o mundo em missão
Santa Teresinha da Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.

Teologia da simplicidade

Em seus escritos, Santa Teresinha ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Ela dizia que não tinha forças para fazer grandes obras heroicas, mas só conseguia fazer pequenas coisas. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade.

Acompanhe a programação completa da peregrinação das relíquias de Santa Teresinha na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dia 13 de junho (quinta-feira):

9h – Chegada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Missa às 12h – (Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)

14h às 18h30 – Convivium Emaús – Missa às 17h (Rua Ibirapitanga, 235, bairro Dom Cabral, Belo Horizonte)

19h30 às 21h30 – Paróquia São Bento – Missa às 19h30 (Rua José Batista Ribeiro, 155, São Bento, Belo Horizonte)

22h – Convento São João da Cruz – Vigília interna – (Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)

Dia 14 de junho (sexta-feira):

8h às 11h – Capela Nossa Senhora do Carmo: Bairro Vila Oeste – Missa às 9h.

12h às 19h – Carmelo Santa Teresa D’Avila: Bairro Planalto – Missa às 18h – (Rua dos Sacramentinos, 240, Planalto, Belo Horizonte)

20h – Paróquia Santa Teresinha: Bairro Santa Teresinha – Missa às 20h e Vigília – (Rua Julita Nogueira Soares, 705, bairro Santa Terezinha, BH).

Dia 15 de junho (sábado):

8h – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora: Bairro João Pinheiro – Veneração às relíquias durante todo o dia e noite -(Rua Quebec, 255, João Pinheiro, Belo Horizonte)

9h – Missa com as crianças;

12h – Missa dos devotos; Missa com as famílias

17h – Encontro das Juventudes com Missa e Show da cantora Laura Salvador, da Comunidade Shalom.

Dia 16 de junho (domingo):

9h às 12h – Catedral Cristo Rei: Missa às 10h30, presidida por dom Walmor (R. Campo Verde, 165 – Juliana, Belo Horizonte)

13h30 às 17h – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade,  Missa às 15h (Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, Caeté)

18h30 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 19h e Missa às 7h (segunda-feira) – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, Belo Horizonte)

Dia 17 de junho (segunda-feira):

7h- Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 7h – – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, Belo Horizonte)

10h às 11h – Praça Sete – Ato Solene e Missa em homenagem à Santa Teresinha com chuva de rosas

11h30 às 14h30 – Hospital Madre Teresa – Missa às 13h (Av. Raja Gabáglia, 1002 – Gutierrez)

15h às 17h30 – Hospital Orizonti – Missa às 16h – (Praça Engenheiro Flávio Gutierrez, Av. José do Patrocínio Pontes, 1355 – Mangabeiras, Belo Horizonte)

18h30 às 21h30 – Paróquia Bom Jesus do Vale, Nova Lima – Missa às 19h30 – (Avenida Dimas Henrique De Freitas, 378, Vale do Sereno, Nova Lima)

22h – Comunidade Santa Teresinha: Aglomerado da Serra – ( Rua Americano, 7, bairro Fazendinha, BH).

Dia 18 de junho (terça-feira):

6h30 às 9h – Comunidade Menino Jesus: Bairro Alto dos Pinheiros – Missa às 7h.

10h às 12h – Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde (Praça Doutor Lund, 160, Centro, Lagoa Santa)

13h às 17h – Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha: Missa às 15h (Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza, Belo Horizonte)

17h30 às 19h30 – PUC Minas – Campus Coração Eucarístico – Missa às 17h30

20h às 24h – Convento Santa Teresa – Bairro João Pinheiro – Vigília.

Dia 19 de junho (quarta-feira):

6h30 – Carmelo Nossa Senhora Aparecida– Missa às 7h; veneração durante todo o dia; e Missa às 19h30. (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

Dia 20 de junho (quinta-feira): Despedida das relíquias

7h – Carmelo Nossa Senhora Aparecida – Missa e envio das Relíquias para o Carmelo de Divinópolis (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

Relíquias de Sta Teresinha peregrinam ao Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde - Lagoa Santa

Relíquias de Sta Teresinha peregrinam à Comunidade Santa Teresinha: Aglomerado da Serra

Relíquias de Sta Teresinha peregrinam à Praça Sete, em BH

Relíquias de Sta Teresinha peregrinam à Catedral Cristo Rei

Relíquias de Sta Teresinha peregrinam ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (Caeté)

Convivium Emaús