Você está em:

Rede de Informática da Igreja no Brasil – RIIBRA

O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, com sede no Vaticano, por meio da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), está desenvolvendo projetos utilizando mídias e redes sociais para aprimorar a comunicação interna da Igreja no Brasil.

Há três anos está em desenvolvimento a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) com a proposta de viabilizar a ação evangelizadora, articulada em rede, para torná-la mais dinâmica, além de ampliar o espaço de escuta, comunhão e colaboração. O objetivo é reunir os trabalhos de evangelização que já existem na Igreja, gerando uma rede para integrar paróquias e dioceses do país e aproveitar os projetos que estão consolidados para outras paróquias do Brasil.

“O RIIBRA é a parte de informática da Igreja e tem a intenção de agregar e fortalecer todos os esforços que já existem e incentivar novas iniciativas”, disse o assessor de comunicação da RIIBRA, padre Clovis Andrade de Melo.

Além da integração da Igreja, a RIIBRA possui outros projetos como a inclusão digital da Amazônia, ainda em desenvolvimento. Existem também a rede “episco.net” para facilitar o diálogo entre os bispos do Brasil. Outro projeto é a criação de um novo portal para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para impulsionar a informatização e a cultura do uso das novas tecnologias na missão da Igreja Católica na América Latina, em 1987, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais juntamente com o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) deram início à RIIAL. A princípio a intenção foi incluir o Brasil na organização, em um projeto único, mas como a instituição compreende os países de língua hispânica, o idioma dificultou a inclusão do país no projeto. Com isso, houve a necessidade da criação da RIIBRA, com vínculos de comunhão com o Conselho Pontifício, com o CELAM e a RIIAL.