Rádio Vaticano comemora 80 anos

No dia 12 de fevereiro a Rádio Vaticano comemora 80 anos com várias atividades celebrativas. Foi inaugurada uma exposição da Rádio Vaticano, montada na entrada dos Museus e que narra, com antigos e novos instrumentos, os 80 anos da “Rádio do Papa”. A exposição poderá ser visitada durante todo o ano.

No seu discurso Mons. Wells destacou que “evangelizar significa também afrontar as dificuldades às quais a Igreja é sujeita. Rádio Vaticano deve ser a voz da Igreja para contrastar aqueles que afirmam que a Igreja não é capaz de renovar-se internamente, demostrando ao invés, a firme vontade de purificação manifestada pelo Seu Supremo Pastor. Rádio Vaticano deve ser a voz que promove a liberdade religiosa no mundo. Rádio Vaticano deve ser a voz que chama ao diálogo e à concórdia em um mundo que usa cada vez mais o ódio e à violência para resolver conflitos”.

“Sendo a Igreja de natureza universal, a Rádio Vaticano tem uma missão universal. É ouvida em mais de 40 idiomas e se propõe como instrumento por excelência para o diálogo com culturas e religiões diferentes”, afirmou Mons. Wells.

O Assessor da Secretaria de Estado da Santa Sé acrescentou que a Rádio Vaticano é como “um guia” para as outras emissoras católicas existentes no mundo e, por isso, deve estar sempre atualizada para garantir que sua mensagem chegue em tempo real a todos os cantos do mundo.

A Rádio Vaticano transmite atualmente em mais de 40 idiomas – entre eles, português – para todo o mundo, através de cinco redes.