Você está em:

PUC Minas é a maior universidade católica do mundo

 

 

 

 

A PUC Minas acaba de receber uma importante distinção: é reconhecida como a maior universidade católica do mundo pela Congregação para a Educação Católica, órgão ligado à Santa Sé. O anúncio foi feito durante recente visita ao Vaticano do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, professor dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. 

A PUC Minas tem mais de 63 mil estudantes e um corpo administrativo e docente formado por quatro mil pessoas. A universidade oferece 101 cursos, incluindo os de graduação presencial, a distância e superior de tecnologia; mais de 200 cursos de pós-graduação lato sensu; e 27 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). 

A universidade tem como missão o desenvolvimento humano e social de alunos, professores, funcionários e comunidades, buscando contribuir para a formação ética e solidária de profissionais competentes, humana e cientificamente, mediante a produção e disseminação de conhecimento, arte e cultura. 

Em cinco décadas de atuação, a Instituição vem investindo na extensão como forma de contribuir na formação integral do aluno e de apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social, desenvolvendo 300 práticas extensionistas, o que a fez receber nota 5 na categoria Responsabilidade Social, na avaliação do MEC em 2009. A pesquisa na universidade também recebe atenção especial, tendo recebido um investimento recorde de R$ 30 milhões  no ano passado. 

Outras ações e números também se destacam, como a concessão de 18.763 bolsas de estudos no segundo semestre de 2009, e uma infra-estrutura privilegiada, que abriga um Museu de Ciências Naturais, um Centro de Climatologia, uma biblioteca com um acervo de 619.334 exemplares e um complexo olímpico, apenas para citar alguns espaços.