Você está em:

Procissão e apresentação teatral marcam celebração da Santa Ceia no Santuário São Paulo da Cruz

Os bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte celebraram nesta Quinta-feira Santa a Missa da Ceia do Senhor. A Celebração Eucarística lembra a última reunião de Jesus com os apóstolos, antes da crucificação. Na Santa Ceia, Jesus partilha o pão e o vinho, fazendo-os seu corpo e sangue, e convida seus discípulos à comunhão. Assim, é o momento em que se institui a Eucaristia e o sacerdócio.

O Santuário São Paulo da Cruz recebeu dom Luiz Gonzaga, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, para celebrar a Missa da Ceia do Senhor. Fiéis do Barreiro e comunidades vizinhas aplaudiram bastante o bispo, dando boas vindas a dom Luiz, que pela primeira vez presidiu Celebração Eucarística no Santuário.

Em sua homilia, o bispo lembrou que a Celebração da Ceia do Senhor é o início dos três dias mais importantes da Igreja, o Tríduo Pascal, “pois sem a Páscoa não existiria a Eucaristia”. Ressaltou que a grande presença de fiéis significa a força da fé em Jesus ressuscitado. Dom Luiz explicou que na Quinta-feira Santa, a Igreja veste-se de roxo, para reviver o triste momento em que Jesus disse adeus. “Momento em que Ele dá o maior exemplo de serviço e amor. Se não soubermos amar, nossa vida não vale à pena”, enfatiza dom Luiz, que ainda explicou o sentido da comunhão: “a Comunhão não é somente a hóstia e o vinho consagrado. É a participação de todos no Mistério da Páscoa de Jesus”. Em sinal de humildade, seguindo os ensinamentos de Cristo, dom Luiz lavou os pés de alguns fiéis, revivendo o momento da Santa Ceia em que Jesus lava os pés de seus discípulos como exemplo de servidão.

No fim da Missa, dom Luiz foi novamente aplaudido e agradeceu a acolhida dos presentes. Em seguida, todos saíram para acompanhar uma encenação do Grupo de Teatro São Paulo da Cruz. Na entrada da Igreja, o Grupo encenou a traição de Judas e a captura de Jesus. Depois, uma procissão, acompanhando dom Luiz Gonzaga, levou Jesus Eucaristia até a Capela do Santuário.

Clique e veja mais fotos

Celebrações de dom Walmor e dom Joaquim Mol

– Acompanhe aqui a repercussão na mídia