Primeiro volume da Cartilha “Educação e Patrimônio” é publicado pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte divulga o primeiro volume da Cartilha “Educação e Patrimônio”, com o tema “Conceitos patrimoniais sobre o Conjunto Arquitetônico da Pampulha”. A produção faz parte das atividades do Memorial Arquidiocesano para o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Neste primeiro volume, são abordados o histórico da construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e sua trajetória como patrimônio cultural de Belo Horizonte.

O Projeto de criação de cartilhas informativas “Educação e Patrimônio” tem o objetivo de proporcionar o conhecimento sobre as várias narrativas construídas sobre a Capela Curial São Francisco de Assis, além dos conceitos patrimoniais e as obras que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. A ideia é estimular novas perspectivas sobre o Patrimônio da Humanidade pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte, produzindo materiais que possam aproximar as pessoas ao patrimônio cultural.

A proposta abrange um conjunto de cinco cartilhas, apresentadas em duas versões – adulto e infantil. O primeiro volume, divulgado neste mês de fevereiro tem temaComplexo Arquitetônico da Pampulha e Patrimônio Cultural”; O segundo volume tem previsão para ser lançado em Abril de 2021 com o tema: Histórico da Capela Curial São Francisco de Assis; O terceiro volume terá o tema: Arte, Cultura e Devoção, com lançamento em Junho/2021; o quarto volume terá o tema: Patrimônio Cultural Religioso – Preservação e Conservação, lançamento em Setembro/2021; Já o quinto volume tem previsão de lançamento em Dezembro/2021, com o tema: A devoção e a escolha de São Francisco de Assis como padroeiro da Capela.

Clique nos links abaixo para conhecer este bonito trabalho do Memorial da Arquidiocese de BH:

CARTILHA – Vol. I-Adulto

CARTILHA – Vol. I-Infantil