Você está em:

Plebiscito popular sobre limite de propriedade da terra

Num gesto concreto da Campanha da Fraternidade, o Vicariato para a Ação Social e Política participa, junto com o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça, da organização do o Plebiscito de iniciativa popular pelo Limite de
Propriedade da Terra.

O Plebiscito têm o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – Conic. Este apoio vincula diretamente a consulta popular à Campanha da Fraternidade 2010, que é ecumênica e tem como tema “Economia e vida”.

No dia 31 de maio, acontece a primeira reunião para organização do plebiscito que será realizado no perído de 1º a 7 de setembro e irá consultar a população sobre a necessidade de se limitar ou não a Propriedade da Terra.

A Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, criada em 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça, é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite as propriedades rurais em 35 módulos fiscais. A introdução desta medida resultaria numa disponibilidade imediata de mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem despender recursos públicos para a indenização dos proprietários.

A ação, que acontecerá nacionalmente durante o Grito dos Excluídos, faz parte da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar.