Você está em:

Padre João Batista Libanio apresenta novos livros sobre Teologia

A Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia, em parceria com o Centro Loyola, apresenta os livros: A escola da liberdade, do padre João Batista Libanio, e Introdução à Teologia, do irmão marista Afonso Murad e padre João Batista Libanio, no dia 4 de outubro.

A programação, com início às 19h15, inclui apresentação das obras e sessão de autógrafos, no Centro Loyola (Rua Sinval de Sá, 700 – bairro Cidade Jardim).

Padre João Batista Libanio é doutor em Teologia, professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e vigário paroquial em Vespasiano. Afonso Murad é teólogo e professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Escola da Liberdade
Liberdade não significa dependência, nem acatamento de outra vontade, mas também escapa da arbitrariedade rebelde. No jogo do discernimento se encontram sinais e luzes para descobrir o único absoluto: Deus. A escolha do título “Escola da liberdade” responde a essa ótica geral de todo o livro. Não se pretende oferecer um roteiro dos exercícios espirituais de Santo Inácio. Sem nenhum prurido de completude, as reflexões apresentadas retomam temas inacianos clássicos, não na forma dos retiros tradicionais, mas como subsídios para meditações e contemplações. Predomina o tom teológico reflexivo. Para considerações bíblicas, indicam-se no final de cada capítulo alguns textos da Escritura sem nenhum ulterior comentário.

Introdução à Teologia
Trata-se da 8ª edição revista e ampliada. Depois de quase uma década e meia, apresenta-se um texto com modificações substanciais por força de significativas inflexões na teologia. Além de atualizar parte da bibliografia, eliminaram-se referências já antigas e inseriram-se novas. Predominam duas linhas que se levaram em consideração: a dialógica e plural. O diálogo da teologia ampliou-se em vários campos. Destaca-se a preocupação ecológica. Toca ensinar a teologia em face da nova sensibilidade diante da natureza. A percepção ecumênica e macroecumênica, apesar de todas as dificuldades internas e externas às igrejas, cresceram em torno dos que pensam seriamente a fé. Os cristãos entre si e com as outras tradições religiosas sentem-se empenhados em fraterno diálogo.

Mais informações pelo telefone: (31) 3342-2847.