Você está em:

Núcleo de Direitos Humanos da PUC Minas presenteia detentos em recuperação

O Núcleo de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas, responsável pelas atividades de extensão na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia, presenteia, neste final do ano, os cerca de 150 presos em recuperação da unidade prisional. A Unidade da PUC Minas em Contagem doará livros aos detentos. Os recuperandos serão presenteados também com uma peça de teatro a ser realizada no sábado, dia 4 de dezembro, com os alunos da Escola de Teatro da PUC, sob a coordenação da professora Maria Elisa Santana.

A peça teatral será encenada nos dois regimes da Apac (semi-aberto e fechado) com a participação de cerca de 10 alunos da Escola de Teatro.

Arquidiocese de BH promove ações para recuperação de detentos

A Apac de Santa Luzia é administrada por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, envolvendo ainda as parcerias com a Arquidiocese de Belo Horizonte (representada pelo Vicariato Episcopal para Ação Social e Política), a PUC Minas (representada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Proex) e a congregação dos Irmãos Maristas. Atualmente, cerca de 150 recuperandos dos regimes fechado e semi-aberto são atendidos no Centro de Reintegração Social de Santa Luzia.

O Programa Apac/PUC Minas, coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Proex, conta com uma série de atividades regulares desenvolvidas por um grupo de cerca de 50 estudantes e dez professores. Aos recuperandos, são oferecidos assistência jurídica (curso de Direito – Praça da Liberdade), atendimento psicológico individual e em grupo (curso de Psicologia, Coração Eucarístico), oficinas de informática (curso de Sistemas de Informação, São Gabriel), oficinas de cidadania (projeto PET/Ciências Biológicas, Coração Eucarístico). A PUC Minas também atua na produção de uma cartilha sobre a Apac de Santa Luzia, com participação dos recuperandos (sob a responsabilidade do Curso de Letras, São Gabriel e Coração Eucarístico).

Além das ações envolvendo os alunos extensionistas, os núcleos Educativo e de Promoção à Saúde, ambos da Proex, atuam com várias atividades nas áreas de educação e promoção à saúde dos recuperandos. O primeiro, implantando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia; e o segundo, com oficinas de educação para a saúde e na área nutricional.
Outras informações sobre o Projeto Apac podem ser obtidas pelo e-mail: nucleodh@pucminas.br ou pelo site www.pucminas.br/proex/apac