No Coração das Vilas e Favelas: premiação e abertura da exposição fotográfica

Uma Missa presidida pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira, na noite de terça-feira, dia 12, no Aglomerado Santa Lúcia, marcou a premiação do Concurso fotográfico No Coração das Vilas e Favelas, promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte por meio do Vicariato para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas.

Durante celebração, dom Vicente falou sobre a importância da arte nas comunidades e o quanto a expressão artística aflora nos momentos difíceis. Lembrou-se de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, e também do aniversário de 120 anos de Belo Horizonte.

Após a celebração, foi aberta a exposição com as fotos participantes e dom Vicente fez a entrega da premiação aos finalistas: Leandro Couri, que recebeu o prêmio do segundo lugar e Marcelo Barbosa, em primeiro lugar. Também foram apresentadas as quase 150 fotos participantes.

A exposição “No Coração das Vilas e Favelas” será itinerante, e irá passar por diversos lugares. O primeiro lugar a receber a exposição itinerante é o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Rua Santo Antônio do Monte, 708, Bairro Santo Antônio/Vila Estrela/Aglomerado Santa Lúcia).Trata-se de uma mostra fotográfica, que reúne os 12 melhores registros de comunidades pobres da Capital Mineira. As imagens foram escolhidas a partir de concurso fotográfico organizado pela Arquidiocese, de agosto a novembro deste ano, e que reuniu mais de 140 imagens. A iniciativa convidou fotógrafos -profissionais e amadores – a cadastrarem seus registros sobre o cotidiano das vilas e favelas, mostrando olhares diferentes sobre essas realidades, normalmente compreendidas como lugares marcados pela violência. Todas as imagens foram submetidas a uma comissão julgadora e à votação popular, via site.

Premiação:
1º lugar – Marcelo Barbosa