Nesp apresenta subsídio sobre monitoramento do poder legislativo

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp), inicia a distribuição do subsídio de monitoramento do poder legislativo “Acompanhamento do Legislativo: o que é e como fazer”. Produzido a partir de ampla pesquisa aplicada na  Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2009 a 2011, em conjunto com a ONG Democracia Ativa, o subsídio  traz informações úteis para uma ação mais efetiva dos cidadãos no acompanhamento representantes políticos eleitos pelos cidadãos.

O objetivo da publicação é fomentar diversas possibilidades para que grupos se organizem para acompanhar os poderes públicos, em particular o legislativo que tem duas funções importantíssimas nos regimes democráticos: fiscalizar o poder executivo e legislar. Monitorar o legislativo é, portanto, uma forma eficiente de controle social do Estado.

A distribuição dirigida do subsídio Acompanhamento do Legislativo: o que é como fazer começará pelas paróquias, pastorais e grupos sociais ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte, estendendo-se também à comunidade acadêmica da PUC Minas.

Informações sobre o subsídio pelo material telefone (31) 3319-4978 ou e-mail nesp@pucminas.br