Você está em:

Museu dos Quilombos Vilas e Favelas participa de iniciativa da Unesco

O MUQUIFU, Museu dos Quilombos, Vilas e Favelas, situado na Vila Estrela, no Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, integra um grupo de 26 instituições que vão organizar Ações na Internet, com o objetivo de contribuir para a Erradicação do Racismo na Educação Superior. Trata-se de uma proposta da Cátedra UNESCO de Educação Superior de Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina.

Segundo o curador do Museu e doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, padre Mauro Silva,  o Projeto MUQUIFU/NegriCidade foi aprovado por um grupo 20 especialistas latino-americanos,  que selecionou  ações a serem realizadas entre 15 de setembro e 15 de novembro deste ano. As iniciativas incluem seminários, workshops e cursos virtuais, palestras, fóruns, programas de rádio e televisão, produções audiovisuais e campanhas de conscientização.

Em todas as ações contra o racismo previstas no programa da Unesco, serão utilizados o material produzido pela Iniciativa: a coleção de textos de divulgação sobre o tema denominados “Notas”, os microvídeos da Iniciativa (série de depoimentos e reflexões sobre o racismo nas sociedades Latino-americana e especialmente no campo das universidades), entre outros trabalhos. Todo esse conteúdo pode ser consultados de forma gratuita, no site : www.unesco.untref.edu.ar.