Você está em:

Missa na Praça do Papa celebra Domingo da Misericórdia e beatificação de João Paulo II

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Luiz Gonzaga preside no próximo dia 1º de maio Celebração Eucarística pela Festa da Misericórdia e em comunhão com a beatificação do Papa João Paulo II. A missa será às 15h na Praça do Papa.

A Festa da Divina Misericórdia ocorre no primeiro domingo após a Páscoa. Surge a partir das aparições de Cristo à Santa Faustina. Jesus revelou à Santa sobre seu desejo de que no segundo domingo de Páscoa todos se lembrassem da infinita misericórdia de Deus.

A data de beatificação do Papa João Paulo II foi definida após a confirmação de um milagre ocorrido por intercessão do Santo Padre: a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, religiosa pertencente à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas, que sofria a doença de Parkinson. A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.

No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o Papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.

A Praça do Papa tem este nome desde que Belo Horizonte, em 1980, recebeu a visita de João Paulo II. Em julho daquele ano, o Papa celebrou uma missa para cerca de dois milhões de mineiros que, em coro, o saudaram: “Viva o Papa, Viva o João de Deus”.