Mês da Bíblia 2023 – setembro: comunidades de fé vivenciam programação especial dedicada à Palavra de Deus

O Mês da Bíblia 2023 será dedicado ao estudo da Carta aos Efésios e terá como inspiração o seguinte versículo:  “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. Celebrado no Brasil em setembro, o Mês da Bíblia convida cada fiel a aproximar-se, ainda mais, da Palavra de Deus. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, tradicionalmente as comunidades de fé organizam programação especial dedicada ao Mês da Bíblia.

Pedimos que as paróquias enviem suas programações, em formato de arquivo Word, para o e-mail imprensa@arquidiocesebh.org.br. Vamos compartilhá-las em nosso site e redes sociais.

Mês da Bíblia 2023

O Mês da Bíblia começou a ser celebrado em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Promovido com o auxílio do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), o Mês da Bíblia ganhou alcance nacional, sendo incorporado ao calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, a cada mês de setembro, a Igreja no Brasil intensifica ainda mais as ações que buscam aproximar os fiéis da Palavra de Deus, por meio de subsídios, formações e outras iniciativas que objetivam aprofundar o dialogo criativo entre a Palavra, as comunidades e as pessoas.

O Mês da Bíblia é comemorado em setembro devido à Festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Foi ele quem traduziu os textos bíblicos originais – do hebraico e do grego para o latim.

A cada ano, o Mês da Bíblia apresenta uma temática para inspirar as reflexões dos fiéis. Em 2023, o convite é para que todos se dediquem ao aprofundamento dos estudos sobre a Carta aos Efésios, a partir do tema: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”.

Carta aos Efésios

A Carta aos Efésios, escrita pelo apóstolo Paulo, é uma carta circular dirigida aos cristãos da Ásia menor (hoje Turquia), província romana que tinha Éfeso como capital. Seu conteúdo é uma homilia, destinada a um público mais amplo. A primeira parte da Carta aos Efésios é marcada pelo louvor a Deus. A segunda parte, mais prática, chama os fiéis a vencer o “homem velho”, presa do pecado, e a realizar uma vida nova, iluminada por Cristo. Esta vida nova se efetiva, em primeiro lugar, na família e no matrimônio.

Encontros Bíblicos – subsídio para o Mês da Bíblia 2023

A Arquidiocese de Belo Horizonte, inspirada em seu Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, disponibiliza, a cada mês, subsídios para Encontros Bíblicos. Um convite para cultivar a fé e a espiritualidade na companhia de seus familiares e amigos. O subsídio com os Encontros Bíblicos, preparado pela Comissão de Publicações do  Vicariato Episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veap), é disponibilizado mensalmente. Em setembro, a publicação é dedicada à Carta aos Efésios. Clique aqui e viva o seu momento de oração inspirado no Mês da Bíblia.

Orientações litúrgicas sobre o Mês da Bíblia

No mês dedicado à Bíblia, a Forania São Francisco das Chagas convida toda a comunidade de fé para interessante roda de conversa sobre a Carta aos Efésios, tema do Mês da Bíblia 2023. O encontro acontece no domingo, 10 de setembro, das 14h às 17h, no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, sendo conduzido pela irmã paulina, Zuleika Silvano, mestre em exegese bíblica e doutora em teologia bíblica. A Roda de Conversa vai trazer também a reflexão sobre o lema: “Vestir-se da nova humanidade.”

Endereço: Rua Padre Eustáquio , 2405 – Bairro Padre Eustáquio.

Formação online

No sábado, 9 de setembro, a Irmã Zuleika Silvano ministra formação online, às 9h, sobre a Carta aos Efésios.
Informações:  (31) 99191-3733

Dia 08 de setembro de 2023 , de 19h às 21h, no salão paroquial da Igreja São José Operário.

Estudo e reflexão sobre a carta aos Efésios.

Paróquia São José Operário

Rua Oliveira Fortes, 25- Aarão Reis- Belo Horizonte

Fone: 3433-0323/3445-2777.

A Paróquia São Marcos promove a Semana Bíblica, de 19 a 22 de setembro, às 19h30, na Comunidade Santa Maria Goretti, em Belo Horizonte.

Com tema “Vestir-se da nova humanidade”! (cf. Ef 4,24), o momento de formação convida os participantes a refletirem importantes temas para evangelização.

Acompanhe a programação e participe!

19/09– Visão geral da Bíblia.
20/09– Carta aos Efésios.
21/09– Proclamar a Palavra.

22/09– Celebrar a Palavra.

Paróquia São Marcos

Rua José Izidoro de Miranda, 71- Maria Goretti, Belo Horizonte.

E-mail: pastoralsaomarcos@outlook.com

Telefone: (31) 34321080