Memorial da Arquidiocese e PUC promovem visitas a igrejas e exposições de arte sacra

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Inventário do Patrimônio Cultural e do Centro de Promoção Cultural e Religiosa, em parceria com a PUC Minas, participa da terceira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais. Até o dia 21 de outubro serão realizadas visitas guiadas a igrejas localizadas em Belo Horizonte, Caeté, Raposos, Santa Luzia e Sabará. Também será realizada exposição de arte sacra e religiosidade no casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, a partir do dia 15 de novembro.

Paramentos, objetos litúrgicos, objetos de devoção, músicas e imagens são alguns dos objetos de valor histórico, simbólico e artístico que compõem a exposição de arte sacra que terá como tema “Vozes do Silêncio: Memória Cultural – a materialização do intangível na cultura religiosa de Belo Horizonte”. O objetivo é dar a conhecer a arte sacra e religiosidade que caracterizam a cultura mineira. O Museu Histórico Abílio Barreto fica na Av. prudente de Morais, 202, Cidade Jardim, Belo Horizonte (MG).

Já as visitas guiadas serão realizadas nas seguintes paróquias de Belo Horizonte: Igreja Matriz de São José, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Boa Viagem e Basílica Nossa Senhora de Lourdes, Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

Em Caeté, serão visitados: o Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Morro Vermelho. Em Santa Luzia, o Santuário Santa Luzia. Em Raposos, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em Sabará, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

O objetivo da atividade, realizada em diferentes dias e horários, é divulgar o patrimônio cultural católico e desenvolver ações educativas voltas para sua salvaguarda.