O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte participa da 18ª edição da Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 23 a 29 de setembro de 2024. A iniciativa, que acontece anualmente, é oportunidade de mostrar as realizações importantes dos museus em prol da preservação e divulgação do patrimônio cultural do país.
Em 2024, o tema central é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte preparou uma programação especial para o evento. Confira:
Oficina “Transformando Imagens em Palavras”
Em parceria com o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Igrejinha da Pampulha, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte promove Oficina que será ministrada por Gabriel Aquino – pessoa com deficiência visual, pedagogo e consultor em acessibilidade – oportunidade para explorar a prática da audiodescrição, com técnicas e conceitos essenciais para tornar conteúdos visuais acessíveis a pessoas com deficiência visual.
Data: 23 de setembro de 2024
Horário: 9h
Formato: Online e gratuito
Todos os participantes receberão certificado ao final do evento.
Clique aqui e faça a sua inscrição:
Audiodescrição no Santuário São Francisco de Assis
De 23 a 29 de setembro, os visitantes do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Igrejinha a Pampulha são convidados às visitas mediadas do Santuário, com temática voltada às questões de acessibilidade e inclusão cultural. No dia 27 de setembro, sexta-feira, será lançada a audiodescrição do mural “São Francisco se despojando das vestes” – de autoria de Cândido Portinari. Trata-se de narrativa detalhada e acessível sobre os elementos visuais da obra, com informações sobre a composição, cores, formas e os temas presentes, contextualizando a cena retratada e destacando os aspectos mais significativos da pintura.
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Igrejinha a Pampulha fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha,
Acompanhe a programação completa. Clique aqui: