Memorial da Arquidiocese apresenta 4º volume da Cartilha “Educação e Patrimônio”

Ouça o conteúdo

Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta o quarto volume da Cartilha Educação e Patrimônio, que tem como tema “São Francisco de Assis: fé, arte e compromisso com a criação”. A publicação faz parte de um projeto educativo que busca fortalecer ainda mais a relação dos belo-horizontinos e peregrinos de outras cidades com o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, democratizando o saber a partir  do patrimônio cultural preservado pela Arquidiocese. A Cartilha é gratuita e está disponível em versões adulto e infantil.

A apresentação do quarto volume da Cartilha Educação e Patrimônio integra as celebrações de São Francisco de Assis, neste dia 4 de outubro.

Cartilhas “Educação e Patrimônio”

O projeto de criação de cartilhas informativas “Educação e Patrimônio” tem por objetivo proporcionar o conhecimento sobre as várias narrativas construídas a respeito do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, além dos conceitos patrimoniais e as obras que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. A ideia é estimular novas perspectivas sobre o Santuário que está sob os cuidados da Arquidiocese de Belo Horizonte, produzindo materiais que possam aproximar as pessoas do patrimônio cultural.

Desde o lançamento do primeiro volume, “Conceitos patrimoniais sobre o Conjunto Arquitetônico da Pampulha” (fevereiro de 2021), o projeto tem explorado diferentes aspectos do patrimônio arquidiocesano. O segundo volume, “Capela Curial São Francisco de Assis” – publicada antes da elevação do templo a Santuário – destaca a relevância histórica e arquitetônica da Capela para Belo Horizonte. Já o terceiro volume, “A religião e a arte no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis”, apresenta as composições ornamentais do Santuário, identificando seus elementos artísticos e a narrativa de seus autores.

Para Goretti Gabrich, coordenadora do Memorial da Arquidiocese: “este projeto é um orgulho para o Memorial. Pensar que nasceu em meio a um contexto de incertezas (Pandemia da COVID-19) e se consolidou, indo muito além da entrega de conhecimentos técnicos, proporcionando fruição artística, promovendo mediação patrimonial e aproximando o público do patrimônio cultural de forma envolvente e acessível.”

Para conhecer o trabalho realizado pela equipe do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, clique nos links abaixo:

– Cartilha Educação e Patrimônio – Infantil – Volume 4

– Cartilha Educação e Patrimônio –Adulto – Volume 4

Todos os volumes são gratuitos e podem ser acessados pelo site da Arquidiocese de Belo Horizonte (arquidiocesebh.org.br) e pelas redes sociais do Santuário São Francisco de Assis (@saofranciscopampulha).

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH