Você está em:

Jornal Estado de Minas repercute Projeto Circo da Física da PUC Minas

O jornal Estado de Minas, desta sexta-feira, 21, repercutiu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na qual participa a PUC Minas, com o projeto Circo da Física.

No Circo da Física os alunos da disciplina Prática de Ensino de Física planejam, desenvolvem e executam projetos experimentais relacionados ao ensino-aprendizagem da Física para apresentar aos estudantes da educação básica e à população em geral, com o objetivo de levar a ciência às crianças e despertar o interesse pela Física.

O projeto teve início em outubro de 2003 e, desde então, visita escolas do ensino fundamental de Belo Horizonte. A proposta é fazer com que as crianças possam interagir facilmente com o assunto.

O Circo da Física possibilita aos alunos do curso a construção da linguagem adequada ao público-alvo que se deseja através de uma apresentação dos conceitos da Física, sem a necessidade do formalismo acadêmico, possibilitando uma interação. Ao mesmo tempo, contribui para a formação profissional dos estudantes da Universidade e oferece aos estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas, contato com os fenômenos naturais e os conceitos a eles relacionados.

Conheça o site do projeto clicando aqui.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.