Instituto Regional de Pastoral Catequética reúne 200 coordenadores em curso de formação

O Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), promove entre os dias 03 a 13 de janeiro, no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo(MG), o curso de formação para coordenadores diocesanos de catequese.

O IRPAC , que neste ano, conta com 200 catequistas inscritos, é destinado a Coordenadores de Catequese – leigos, religiosos, padres – que possuem experiência no ministério catequético.

Divididos em quatro módulos com carga horária total é de 308 horas/aula, os cursistas aprofundam no aspecto essencial para a formação de um bom coordenador de catequese.

Para a coordenadora do IRPAC, Lucimara Trevizan, ao finalizar o curso, o coordenador, além de boa formação catequética, também terá feito uma boa iniciação teológica e pastoral. “A preocupação da comissão regional de catequese é proporcionar uma formação integral, que traga e faça sentido para a vida e melhore o processo de iniciação cristã de adultos, jovens e crianças”, afirma.

Sobre o IRPAC

O Instituto Regional de Pastoral Catequética – IRPAC, é um curso para Coordenadores diocesanos de Catequese do Regional Leste 2 (Minas e Esp.Santo), que nasceu há 24 anos, aprovado pelos bispos do regional, fruto do impulso provocado pela Catequese Renovada e do desejo de melhorar a educação da fé que era feita nas dioceses.Na equipe que pensou o curso há pessoas da catequese nacional: Pe. Alberto Antoniazzi, Dom Mário Gurgel, Frei Bernardo Cansi e Inês Broshuis.

Atualmente a Comissão Regional de Catequese é a equipe coordenadora do IRPAC, tendo à frente o bispo diocesano de Teófilo Otoni, dom Aloísio Jorge Pena Vitral.

Ao longo dos anos, o IRPAC foi crescendo, e hoje é uma grande e madura experiência de formação catequética do Regional Leste 2. Um dos maiores desafios das (arqui)dioceses ainda é o investimento na formação de “formadores” de catequistas, avalia a coordenadora do IRPAC, Lucimara Trevizan. “O IRPAC tem como objetivo preparar coordenadores de catequese nos vários níveis de Igreja (dioceses, paróquias), visando a formação pessoal e eclesial. Outro objetivo é capacitar agentes multiplicadores (coordenadores de catequese) para a formação de catequistas de base”, conclui.

O IRPAC é a tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.

As inscrições para o IRPAC são feitas através das coordenações diocesanas de catequese das (arqui)dioceses, a partir de setembro de cada ano.

Outras informações pelo telefone: (31) 3224-2434.