Fiéis são convidados a vivenciarem a Semana de Oração pela Unidade Cristã – de 29 de maio a 5 de junho

O Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM), em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC-MG) e com a Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso convidam os fiéis a vivenciarem a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), entre os dias 29 de maio a 5 de junho. Durante este período, haverá especial programação como formações, momentos orantes e celebrações.

Em 2022, o tema da SOUC 2022 é “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.

Semana de Oração da Unidade Cristã

Desde o início do século XX, homens e mulheres de diferentes igrejas, ao redor do mundo, celebram a unidade e pedem para que a graça de Deus fortaleça o dom do diálogo. No desejo de que possamos chegar à “unidade visível do Reino de Deus”, todos os anos, o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos (PCUC), organismo do Vaticano e da Igreja Católica Romana (ICAR), e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) convidam para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que representa uma experiência única de oração comum e convivência.

No hemisfério Sul, em geral, a celebração acontece na semana que antecede Pentecostes.

Todos os anos, um país diferente prepara um subsídio orientador para a SOUC. Este ano, o material foi preparado pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio. No Brasil, motivados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), o conteúdo foi adaptado de acordo com nossa realidade.

Será uma alegria ter a sua participação na programação de nossa Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022:

Local: Escola Profissionalizante Agostiniana (Av. Cristal, 35 – Jardim Riacho das Pedras, Contagem/MG).

10h – Celebração Ecumênica.

Local: Segunda Igreja Presbiteriana Unida (IPU) de Belo Horizonte (Rua Guajajaras, 1687 – Barro Preto, Belo Horizonte/MG).

20h – Live Ecumênica Formativa: A história da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC): suas implicações e desafios hoje. Local: Plataforma ZOOM (virtual). Para participar é preciso fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/qJbVwGJoZEdinvwo6.

8h – Roda de Conversa e Celebração Ecumênica: Ecumenismo, cuidado da casa comum e a defesa das águas. Local: Escola Profissionalizante Santo Agostinho (Av. Dep. Antônio Lunardi, 98 – Brasil Industrial – Belo Horizonte/MG)

31/05/2022 – Terça-feira – 19h – Celebração Ecumênica. Local: Paróquia São José Operário  (Rua Oliveira Fortes, 25 – Aarão Reis. Belo Horizonte/MG).

19h – Celebração Ecumênica . Local: Rua Luther King, 106 – Cidade Nova. Belo Horizonte/MG;

19h30 – Celebração Ecumênica do Projeto de Reconciliação Cristã (PROREC).

Local: Paróquia Cristo Salvador (Rua Rio Doce, 580 – Novo Riacho. Contagem/MG).

19h – Roda de Conversa “Religiões e Eleições”. Local: Espaço Franciscano – Centro Franciscano de Defesa de Direitos (Avenida Amazonas, 314
3º andar sala 310 Centro (Praça 7) – Belo Horizonte/MG).

8h30 – Encontro Ecumênico: Ecologia integral e a unidade dos cristãos: caminhar juntos para a construção da paz.

Local: Auditório do Prédio 43 da PUC Minas. (Avenida Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico. Belo Horizonte/MG).

Para se inscrever acesse o link: https://forms.gle/mykefLWbwgsHtSWj7.

19h – Celebração Ecumênica – Local: Paróquia São José e São Gabriel Passionista (Rua Maurílio Gomes da Silveira, 826 – Milionários. Belo Horizonte/MG);

10h – Celebração Ecumênica –

Local: Igreja da Paz – Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (Rua Dona Salvadora, 37 – Serra – Belo Horizonte/MG).