
Fé e cidadania marcam a 50ª Missa do Trabalhador, celebrada em Contagem, neste 1º de maio, Dia de São José Operário. Peregrinos de muitas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram para a Celebração Eucarística organizada pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), presidida pelo bispo auxiliar dom Nivaldo dos Santos Ferreira. Marcante e tradicional momento da Missa é a bênção dos trabalhadores e trabalhadoras, que levam suas carteiras de trabalho e outros objetos relacionados a suas profissões, apresentando-os diante do altar. Assim, pedem a proteção e a intercessão de São José Operário. A Missa reúne também representantes da sociedade civil que buscam a promoção do direito ao trabalho digno.

Dom Nivaldo destacou que a Missa do Trabalhador, vivendo seu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de história, une muitas pessoas que vêm agradecer a Deus pelo dom da inteligência, do trabalho. Trabalhadores e trabalhadoras conscientes de seus direitos. “É, pois, uma presença profética”, resumiu dom Nivaldo.

O Bispo destacou o que representa São José Operário na vivência da fé. “Jovem trabalhador, escolhido por Deus para fazer parte do projeto de salvação da humanidade, São José educou Jesus também a partir dos valores que vêm do trabalho e são essenciais à vida humana.”
Jubileu de Ouro
A Missa do Trabalhador é celebrada em Contagem desde 1976. A Celebração, que une fé e cidadania, integra a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Dia de São José Operário, instituído em 1955, pelo Papa Pio XII, e anualmente vivido a cada 1º de maio. São José Operário é padroeiro dos trabalhadores.