Você está em:

Dom Walmor se reúne com demais integrantes do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário


O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu com demais integrantes do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário, na noite desta terça-feira, dia 23 de março. Entre os itens da pauta do encontro, os integrantes avaliaram o impacto da Recomendação 90/2021, fruto de proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentada por dom Walmor e aprovada pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Recomendação orienta juízes a adotar cautela na análise de pedidos para desocupação coletiva de imóveis urbanos e rurais durante o período da pandemia da covid-19.

A reunião do Observatório, coordenada pelo ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também dedicou-se a iniciativas relacionadas à igualdade racial no Judiciário, atenção às vítimas de crimes e sobre a vulnerabilidade social gerada pela pandemia da Covid-19.

O Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário tem caráter consultivo e conta com a participação de representantes da sociedade civil e do Judiciário, além de especialistas e conselheiros e conselheiras do CNJ.