Você está em:

Dom Walmor celebra missa pelo Dia de Nossa Senhora da Piedade

Ouça o conteúdo

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou na manhã desta quinta-feira, missa pelo Dia de Nossa Senhora da Piedade, 15 de setembro. Fiéis acompanharam no Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, o arcebispo explicar, durante a homilia, que “Maria é modelo de obediência amorosa a Deus”.

Voltado para a imagem de Nossa senhora da Piedade esculpida por Antônio Francisco Lisboa – o mestre aleijadinho – na Ermida da Pedroeira de Minas, dom Walmor disse que o rosto de Maria revela uma verdadeira experiência de fé. “Mãe dolorosa, mas também uma discípula exemplar”, explica. Ao mesmo tempo, conforme afirma o arcebispo, a Santa Padroeira de Minas Gerais mostra o que existe além do sofrimento e da dor, “a alegria que se pode viver hoje e depois, quando estivermos juntos do Pai”, argumenta.

Dom Walmor lembra que o grande sofrimento vivido por Maria, traduzido pela imagem de Nossa Senhora da Piedade, é uma mensagem para a humanidade não desistir da busca por um mundo melhor. “Se o mundo escutar as regras de ouro, nascidas no coração de Jesus e encontradas nos Evangelhos, alcançará um rumo novo”.

O arcebispo lembrou os ensinamentos do Papa Bento XVI. O Sumo Pontífice disse que todo Santuário é especial, por ser benção, força educativa e de espiritualidade. Mas é ainda mais especial se for mariano, justamente por irradiar a “fé obediente ao Senhor”. Com base nos ensinamentos do Papa, defendeu que o Santuário Nossa Senhora da Piedade, “local que recebe peregrinos há quase 200 anos”, deve ser muito bem cuidado, por ser ponto de “congregação e de irradiação da força de Deus”.

Autoridades presentes na Celebração Eucarística

O secretário de transportes e obras públicas de Minas Gerais, Carlos Melles, o diretor geral e o diretor de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), José Élcio Monteze e João Afonso Baeta, respectivamente, além de assessores, acompanharam a Celebração Eucarística na manhã desta quinta-feira.

Após a Missa, a convite do arcebispo, conheceram as dependências do Santuário Nossa Senhora da Piedade. O Governo de Minas, de acordo com Carlos Melles, tem um carinho especial pelo local. O secretário de transportes e obras públicas prometeu cuidar das estradas que levam fiéis ao Santuário. Disse que pela importância e complexidade da região, não só a secretaria de governo que administra, mas várias outras que formam o poder executivo estadual, devem dedicar esforços para preservar o Santuário da Padroeira de Minas Gerais.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH