Dom Walmor apresenta a Catedral Cristo Rei ao Cardeal Marc Ouellet

O Prefeito Emérito do Dicastério para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, conheceu a Catedral Cristo Rei, Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, nesta terça-feira, dia 12. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo apresentou ao Cardeal a infraestrutura da Catedral Cristo Rei, explicando que a Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte será instrumento para evangelizar a partir do amparo aos pobres, da educação, da cultura, da arte e da comunicação.  O Cardeal canadense teve a oportunidade de visitar todos os espaços já concluídos – mais de 60% do total de ambientes que integram a Catedral Cristo Rei. Marc Ouellet ficou admirado com o que viu, expressando emoção com o avanço da obra. O Cardeal esteve pela primeira vez em Belo Horizonte há 13 anos, poucos meses antes da bênção da pedra fundamental da Catedral Cristo Rei, celebrada em novembro de 2011. Conforme avaliou o Cardeal, a Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte é “obra de arte que expressa a fé e a cultura de Minas Gerais”.

O Cardeal Marc Ouellet veio à Capital Mineira para presidir a conferência “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”, na manhã desta terça-feira, 12, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas.  Na parte da tarde, além do arcebispo dom Walmor, estiveram com Cardeal na Catedral Cristo Rei o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, o reitor da PUC Minas, padre Luís Henrique Eloy e Silva, o coordenador da escola de mosaicos da Catedral, padre Mateus Lopes, o diretor de infraestrutura da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Rômulo Albertini, que coordena a equipe técnica envolvida na obra da Catedral Cristo Rei, dentre outros colaboradores da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Cardeal Marc Ouellet

Prefeito Emérito do Dicastério para os Bispos, o Cardeal Marc Ouellet esteve na Arquidiocese de Belo Horizonte, pela primeira vez, em 2011, para apresentar o livro  Jesus de Nazaré – Da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição, do Papa Bento XVI. Doutor em Teologia Dogmática, o Cardeal Marc Ouellet foi professor no Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família, em Roma. Foi nomeado bispo por São João Paulo II em 2001, sendo designado Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Como Bispo, atuou como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; foi membro da Comissão Interdicasterial permanente para a Igreja na Europa Oriental; secretário da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo e membro da Pontifícia Academia de Teologia.

Em 2002, São João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano de Quebec e Primaz do Canadá. No ano seguinte, recebeu do mesmo Pontífice título cardinalício. Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Prefeito da então Congregação para os Bispos, hoje Dicastério para os Bispos, e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cargos que exerceu até janeiro de 2023, por limite de idade.

Catedral Cristo Rei

O sonho de edificar a Catedral Cristo Rei, Igreja-Matriz da Arquidiocese de Belo Horizonte, nasceu no início do século passado, pouco depois da criação da então Diocese de Belo Horizonte, em 1921. Adiado por décadas, o projeto foi retomado pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, em 2005, e atualizado, considerando os desafios do mundo atual. Assim, a Catedral Cristo Rei, em construção, foi concebida para ser  instrumento a serviço da evangelização, fortalecendo ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela Arquidiocese, no amparo aos pobres, na inclusão social a partir da cultura e da educação, na formação de discípulos de Jesus a partir da comunicação.  Dom Walmor confiou o projeto arquitetônico a Oscar Niemeyer, pelo talento artístico e identificação do arquiteto com Belo Horizonte, cidade que projetou Niemeyer para o mundo, a partir do conjunto arquitetônico da Pampulha.

A partir da união de muitas pessoas, graças também à solidariedade, as obras da Catedral avançam, e a Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte já acolhe celebrações especiais, além de importantes iniciativas solidárias, a exemplo do programa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que compartilha refeições com famílias pobres. Para ajudar a edificar a Catedral, o caminho é fazer parte do Projeto Praça das Famílias Cristo Rei. O telefone é (31)3269-3100. É possível também doar a partir do site: www.catedralcristoreibh.com.br.