Você está em:

Dom Lorenzo Baldisseri preside missa de abertura da 49ª Assembleia da CNBB em Aparecida

O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, preside a missa que abre a 49ª Assembleia Geral da CNBB, nesta quarta-feira, 4, às 7h30 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A missa terá transmissão das TVs e rádios de inspiração católica e contará com a participação dos romeiros de Nossa Senhora Aparecida.

Após a missa, às 9h15, haverá a instalação da Assembleia no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, que fica no pátio do Santuário. O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fará a saudação inicial e declarará aberta a Assembleia.

Além do presidente da CNBB, comporão a mesa o vice-presidente e arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira; o secretário geral e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa; o arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri; o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, e o prefeito da cidade, Antonio Márcio de Siqueira. Toda a cerimônia de instalação da Assembleia será transmitida ao vivo pelas TVs católicas e deverá durar entre 30 e 40 minutos.

A Assembleia da CNBB reunirá, até o dia 13, mais de 300 bispos, incluindo 40 eméritos. Um dos temas centrais são as eleições da nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. As eleições deverão começar somente na segunda-feira, 9, após o retiro espiritual dos bispos, que será nos dias 7 e 8. Outro tema central são as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.