Você está em:

Dom Júlio César: Rensc celebra o início do ministério de seu bispo referencial

Fotos: Bruno Timóteo

As comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) acolheram dom Júlio César Gomes Moreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, durante Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A Missa foi celebrada na Catedral Cristo Rei, na manhã deste sábado, dia 13 de março. Dom Júlio César foi nomeado bispo referencial para a Rensc por dom Walmor.

O Arcebispo, em sua homilia, lembrou que Deus, por que é pai, e sabe como conduz, faz a própria vontade. Assim, nos transplanta, como uma árvore, que está dando frutos e tem raízes, de um lugar para outro. “Correríamos o risco de perder as raízes e não darmos mais frutos, mas , como é Deus que age, há uma garantia, mesmo em meio ao processo desafiador do enraizamento e da nova produção de frutos”. Dirigindo-se a a dom Júlio César, dom Walmor disse que o Bispo estava sendo transplantado do coração da Igreja de Brasília, para o coração da Igreja de Belo Horizonte: “Tenho certeza, na alegria do acolhimento, da sua generosidade, do seu exercício ministerial, que aqui você se enraizará e produzirá muitos frutos ajudando o amado Povo de Deus  e a  toda nossa Igreja, neste caminho de amor”.  O Arcebispo  lembrou ainda o agravamento da epidemia  e convidou todos a se darem as mãos na defesa da vida, em todas as suas etapas.

Dom Júlio César agradeceu a dom Walmor a acolhida, aos bispos auxiliares, aos padres e comunidades de fé – “Já me sinto em casa” – afirmou, recordando que dedicou o seu ministério a Nossa Senhora da Conceição e, por isso, sentia-se gratificado por se tornar o referencial pela Rensc.

O Bispo destacou o significado da missão que assumia a partir daquele momento e também a tranquilidade de poder contar com o apoio de todos.  Dom Júlio  referiu-se, ainda, à importância da celebração do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, que comparou a uma “jovem senhora de cem anos, que tem uma grande missão pela frente”.

Uma bonita homenagem foi preparada pelo ministério de liturgia da Rensc. Cada integrante do Colegiado da Região Conceição apresentou-se diante do Bispo, com um girassol nas mãos, gesto  que ele  agradecia, um a um, com uma reverência. O vigário episcopal da Rensc, padre Antônio Moacir, reiterou as boas-vindas a dom Júlio César e o convidou a fazer uma oração de envio dos leigos da Região à missão, neste início do Ano Pastoral.

A celebração também marcou o envio, à Forania Santa Luzia,  do ícone de Nossa Senhora da Piedade-  Padroeira de Minas, que está em peregrinação pelas paróquias e comunidades de fé da Região Episcopal.

VEJA TAMBÉM