Dica Literária: Dom Júlio indica obra que traz mensagem de esperança ao mundo

A Dica Literária desta semana é uma inspirada indicação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, Dom Júlio César.

O livro “Testemunhas da Esperança”, do bispo vietnamita François X. N. Van Thuan, é a sugestão de leitura de Dom Júlio César. A obra traz o testemunho, em primeira pessoa, do sacerdote do Vietnã que foi prisioneiro do regime comunista em seu país por 13 anos, oito dos quais passou na solitária. “Neste livro, Van Thuan conta como a memória e a vivência da Palavra de Deus o sustentaram na fortaleza, na lucidez e – impressionante! – na alegria da esperança cristã, diante das agruras do tempo de prova a que foi submetido”, relembra Dom Júlio.

A obra de Van Thuan convida o leitor a refletir as suas 22 meditações sobre a esperança no mundo atual. Nas palavras de Dom Júlio César: “Um livro de leitura fácil e agradável, uma boa companhia que lembra, a partir de exemplos concretos, a força e a suavidade do Evangelho para enfrentar as dificuldades, alicerçadas na esperança que não decepciona” (cf. Rm 5,5).

Nos anos 2000, o Papa João Paulo II convidou Van Thuan para ser o pregador dos exercícios espirituais durante retiro à Cúria Romana. O bispo faleceu em 2002.