Você está em:

Dia Nacional do Braille – 8 de abril

O Curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille realiza, no dia 8 de abril, das 15h às 21h, na Arena do DCE, no câmpus Coração Eucarístico, atividades para comemorar o Dia do Braille.

Comemorado pela primeira vez no Brasil, o dia foi instituído pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, pela Lei 12.266, de 21 de junho de 2010. Serão realizadas exposições, dinâmicas, além de palestra com o presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, professor Juarês Gomes Martins (deficiente visual).

O objetivo das atividades é fortalecer o debate social dos direitos da pessoa cega e sua plena integração na sociedade, bem como facilitar a inserção da pessoa cega no mercado de trabalho. Pretende-se também, conscientizar a sociedade sobre a importância da utilização do Sistema Braille, bem como facilitar a inclusão de alunos cegos no ensino superior.

O Sistema Braille é um método de leitura e escrita tátil baseado na combinação de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos cada. Foi criado por um jovem cego de apenas 15 anos de idade, que imbuído do desejo de registrar suas ideias e pensamentos em um sistema que atendesse às peculiaridades dos deficientes visuais, trouxe aos cegos do mundo inteiro a oportunidade de participação integral no processo educacional.