Dia de Finados: programação nas comunidades de fé e cemitérios

Ouça o conteúdo

Comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebram o Dia de Finados – na segunda-feira, 2 de novembro, com programação especial. Missas serão celebradas durante todo o dia em homenagem aos entes queridos e amigos que faleceram.

A programação será vivenciada em cemitérios, santuários e paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Walmor partilha mensagem para o Dia de Finados

“O Dia de Finados convida-nos a meditar sobre a nossa finitude. A morte impõe-nos o luto, mas no seu reverso brilha a luz de Cristo Ressuscitado que dissipa orgulhos e soberbas, ódios e rancores. Tempo de esperança alicerçada na fé”.

Santuário Mãe Piedade

No Dia de Finados, as Missas serão celebradas às 9h, 11h e 15h. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais – traz um especial convite: Unidos em oração pelos que amamos e já partiram.

Você pode enviar o nome das pessoas queridas que já faleceram para receberem nossas preces durante a Missa de intercessão, que será celebrada nesta data, às 15h, na Casa da Mãe Piedade. Envie os nomes dos seus familiares e amigos queridos:  clique aqui!  Os nomes enviados serão impressos e levados ao altar do Senhor. Agende sua visita!

O Dia de Finados

Celebrado a cada ano, em 2 de novembro, por toda a Igreja, o Dia de Finados é convite para que todos rezem pelos falecidos, confiando-os à misericórdia de Deus e renovando a esperança cristã na ressurreição.

A oração pelos falecidos é uma tradição vivenciada pela Igreja desde os primeiros tempos do cristianismo e expressa comunhão: em Cristo, todos permanecem unidos em um só Corpo. Nas Sagradas Escrituras, o Segundo Livro dos Macabeus também recorda essa prática: “É, portanto, um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos” (2Mc 12,46). Além das orações, os fiéis podem oferecer a Santa Missa, obras de caridade, penitências e indulgências em intenção dos mortos.

Podcast ComDeus reflete sobre como atravessar o luto com fé

O sexto episódio do podcast ComDeus convida os fiéis a refletir sobre o tema “Entre a saudade e a esperança: como atravessar o luto com fé”.   Clique aqui e acompanhe o novo episódio do ComDeus Podcast.

Acompanhe, a seguir, a programação completa do Dia de Finados nos cemitérios e comunidade de fé! 

Programação Cemitérios 

Cemitério da Paz

9h – Missa presidida por dom José Otacio Oliveira Guedes.- bispo auxiliar da Arquidiocese de BH.

Cemitério da Glória

8h – Missa presidida por dom Nivaldo dos Santos 

Parque Renascer Cemitério e Crematório

10h30 – Missa presidida por dom Nivaldo dos Santos

Cemitério da Saudade

9h – Missa presidida por dom Edmar José da Silva

Cemitério do Bonfim

7h – Missa presidida por dom Evandro Campos Maria 

Cemitério Municipal São Miguel (Bonfim)

9h – Missa presidida por dom Dom Joel 

 

Programação 

Santuário da Piedade – 2 de novembro

Missas às 9h, 11h e 15h

Serviço

💜 2 de novembro | 10h
📍 Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis
Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000, Pampulha, BH

Programação 

No dia 2 de novembro, Dia de Finados, o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis realizará uma homenagem especial às mulheres vítimas de feminicídio em Minas Gerais.

A programação começa às 10h, com a Santa Missa. Após a celebração, será realizado o momento “Nenhuma voz a menos”, unindo memória, oração e conscientização diante da violência contra as mulheres.

A iniciativa amplia o sentido do Dia de Finados: recordar aqueles que partiram, acolher a dor de suas famílias e transformar a memória em um compromisso concreto com a defesa da vida.

Como destaca o reitor, Padre Elias Souza, “a fé também nos chama a não permanecer indiferentes diante da violência e das ameaças que atingem tantas mulheres”.

 

Serviço

Rua Minas Gerais, s/n – General Carneiro, Sabará.

Programação 

Serviço

 R. Paracatu, 460 – Barro Preto, Belo Horizonte.

Programação 

7h e 18h30 – Missas

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Paróquia Santuário Senhor do Bonfim

DIA 02/11/2026 Missa às 07h00 no Cemitério Municipal Parque das Azaleias

Rua Joaquim de Paula Lima, nº 235. Bairro São José.

Missa às 09h00 no Cemitério Municipal São Miguel

Rua Santa Cruz, nº 30. Bairro São Miguel.

Missa às 19h00 na Capela de Nossa Senhora Aparecida

Rua Manoel Teixeira Sobreira, nº 178. Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Serviço

Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim

Paróquia Santuário Senhor do Bonfim

Praça José de Freitas Marques, 13, Centro, Bonfim, Minas Gerais

CEP: 35480-000

(31) 97230-6138

senhordobonfimparoquia@yahoo.com.br

Serviço

Praça Carlos Chagas, 33 – Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Programação

Missas às 9h e às 18h.

Serviço

Praça Nossa Senhora da Glória, s/nº, Bairro Eldorado, Contagem.

Programação 

Horário de celebração do dia de Finados

Missa às 7h – Paróquia Nossa Senhora da Glória

Missa às 19h – Paróquia Nossa Senhora da Glória

Missa às 9h30 na comunidade Sagrada Família Vila Marimbondo-Eldorado Contagem

Serviço

Sede Paroquial Cristo Sol Nascente

Av. Dr. Paulo Souza de Lima, 704, Sol Nascente, Ibirité – MG

Programação

2 novembro 2026 | segunda-feira

Missas às 7h e às 19h30

 

Serviço

𝘗𝘳𝘢ç𝘢 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘉𝘳𝘢𝘯𝘥ã𝘰, 40 – 𝘊𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 – 𝘊𝘰𝘯𝘵𝘢𝘨𝘦𝘮.

Programação

🕊️ Data: 02 de novembro | Segunda-feira
🕘 Horário: 9h
⛪ Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz
📍 Rua Cônego Santana, 545 – Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH