Você está em:

Da Arte a Deus, um caminho: professora russa faz palestra na PUC Minas

A professora e doutora em História da Arte Natália Borovskaya realizou uma palestra na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, com o tema “Da Arte a Deus: um caminho”, quando falou sobre sua iniciação religiosa e relação da arte com Deus. Durante a apresentação, a professora explicou que Deus surgiu em sua vida por meio da arte. “Isso aconteceu aos meus 27 anos, quando estudava História da Arte na Universidade Estatal de Moscou”.

A professora disse como foi suas primeiras percepções religiosas, até a crença em Deus, e relatou que na infância ninguém havia lhe falado sobre religião: “A maioria das pessoas em meu redor vivia, trabalhava e amava seu semelhante, sem pensar em Deus”. Descreveu também a maneira como ensina e relaciona arte e religiosidade aos alunos. Como professora, Natália se considera historiadora cristã da arte. “Eu gostaria que meus estudantes percebessem, mediante a arte, que todos nós somos filhos da civilização cristã. E se compreenderem isso, Deus continuará a obra.”, finalizou.

O evento foi uma iniciativa do Anima – Sistema Avançado de Formação do Instituto de Teologia e Filosofia Dom João Resende Costa, realizado pela PUC Minas, Centro Loyola – Espiritualidade, Fé e Cultura, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista).

Também estiveram presentes o professor Flávio Luis Rodrigues Sousa, supervisor do Anima, o professor de Exegese do Novo Testamento dos cursos de Teologia da Universidade, de pós-graduação em Teologia na Faculdade Jesuíta e na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, padre Luís Henrique Eloy e Silva, o professor de Novo Testamento na Faje, em Belo Horizonte, padre Jhoan Konings; e o coordenador da Pastoral na Universidade no campus Coração Eucarístico, professor Carlos Frederico Barbosa.

Sobre a palestrante

Atualmente, Natália Borovskaya é professora na Academia Russa de Pintura, Escultura e Arquitetura, em Moscou, na Universidade Estatal Humanitária Russa e na Escola Bíblica da Catedral Católica de Moscou. Possui especialização científica em Arte e cultura da Mesopotâmia Antiga, Arte renascentista italiana, A iconografia da Virgem Maria no contexto da nova espiritualidade dos períodos renascentista e barroco e O problema da influência bizantina nas imagens de Maria do Trecento (XIV).

Também realizou estudos no Conservatório Estatal de Moscou (violino) e na Universidade Estatal de Moscou – História da Arte, e doutorado, com tese sobre Música antiga mesopotâmica nas obras de arte e nos textos cuneiformes.