CSM Minas motiva seus alunos para o cuidado com a “Casa Comum”

Os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Colégio Santa Maria Minas (CSM Minas) participam do Projeto Semeadores da Laudato Si’, que tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação e do cuidado com a “Casa Comum”, o planeta Terra. Promovido pela Comissão de Ecologia Integral do Colégio Santa Maria Minas e realizado na Unidade Floresta, o Projeto é conduzido pela agente de pastoral Maria Terezinha Purcino, integrante da Comissão.

O Semeadores da Laudato Si’ nasce da urgência da conversão ecológica apresentada pelo Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si’ de 2015 sobre o cuidado com a Casa Comum, e da motivação do diretor-geral religioso do CSM Minas, padre Márcio Ribeiro de Souza, vigário episcopal para a Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte e integrante da Comissão.

“A partir do estudo da Laudado Si’ e do aprofundamento da educação e da espiritualidade ecológicas, nossos estudantes irão semear o conhecimento, levando às suas famílias e amigos os princípios da ecologia integral, compreendendo que se trata de um compromisso de fé. Tudo isso por meio de ações concretas, no que se refere à conversão ecológica”, explica Maria Terezinha.

Os voluntários se dedicam ao estudo e análise da Encíclica e de uma biografia específica, além da realização de rodas de conversa, momentos de reflexão e partilha.

Encíclica

A Laudato Si’ é uma Encíclica do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que defende o cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da Encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.

Na Encíclica, o Papa Francisco apresenta o ser humano como guardião da criação e enfatiza que é necessário seguir rumo a uma conversão ecológica, cujo maior desafio é mudar do consumismo exacerbado para um novo estilo de vida.

“Nós sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona (…) ele não se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de trabalhar em conjunto para construir a nossa casa comum”, destaca o Papa, em um dos trechos da Encíclica.