Você está em:

Copa do Mundo 2014: complexo esportivo da PUC Minas pode ser um dos campos oficiais de treinamento

Uma equipe técnica do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 esteve no Complexo Esportivo da PUC Minas para avaliar se as instalações podem ser utilizadas para treinos de seleções durante o próximo mundial. “Em um momento tão importante do cenário esportivo, a PUC Minas coloca à disposição não apenas suas instalações físicas, mas também toda sua comunidade acadêmica”, ressaltou Márcia Campos Ferreira, coordenadora do Complexo Esportivo.

A equipe técnica que realizou a vistoria é composta por dois especialistas: um em gramados e outro em instalações de estádios, além do gerente de competições do comitê organizador da Fifa, Frederico Nantes. A vistoria leva em consideração as condições do gramado e a disponibilidade de instalações, mas critérios como localização, clima, acessibilidade e arborização também influenciam na decisão.

Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo Copa do Mundo da Fifa 2014 Cidade-Sede Belo Horizonte, explica que cada seleção tem suas preferências em relação a campos e centros de treinamento, por isso, serão ofertados três locais em cada cidade. “É fundamental envolver outras instituições em um evento tão importante como é uma Copa do Mundo. E uma universidade, como é o caso da PUC Minas, tem a oferecer, além da estrutura, uma comunidade acadêmica preparada para dar suporte às equipes”.

Os consultores vão escolher campos oficiais de treinamento (COTs), locais que a Fifa oferece para que as seleções façam a preparação final nos dias que antecedem as partidas. Ao todo, serão 36 COTs no Brasil, três por cidade-sede.