Você está em:

Começa mobilização para construir a Catedral Cristo Rei

Ouça o conteúdo

Durante momento de espiritualidade, neste sábado, dia 2,  no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo apresentou aos fiéis o projeto da Catedral Definitiva da Arquidiocese de Belo Horizonte. Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Cristo Rei – Santuário da Divina Misericórdia será construída no epicentro da região metropolitana, no chamado vetor norte da capital mineira. Com a presença de fiéis, religiosos e padres de paróquias de todos os municípios que formam a Arquidiocese de Belo Horizonte, dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol e dom Luiz Gonzaga Fechio, do bispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, do padre Fábio de Melo e da cantora Celina Borges, o encontro marca o início de uma grande mobilização que, além de viabilizar a construção da catedral metropolitana, aperfeiçoará o trabalho de evangelização da Igreja, desenvolvido pela Catedral – Rede de Comunicação Católica e pelo Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Durante Celebração Eucarística, dentro do momento de espiritualidade, dom Walmor falou sobre a importância das igrejas. Conforme ensina o arcebispo, “o templo é convite permanente a cada um de nós a ser templo de Deus”. O arcebispo enfatizou que a Catedral, por ser “a mãe de todas as igrejas”, tem um papel fundamental “no serviço à espiritualidade, à arte, à educação, à cultura e no cuidado com os pobres.” O arcebispo frisou que a construção da Catedral Cristo Rei deve ser uma “obra de todos” e alertou que “os desafios são muitos, o caminho bem exigente, mas será muito abençoado por Deus”.

O bispo auxiliar dom Joaquim Mol explicou aos fiéis que, para a construção da Catedral e crescimento do trabalho evangelizador da Arquidiocese é preciso que todos façam parte. O bispo convidou todos aqueles que desejam caminhar junto com os projetos da Igreja a colaborarem com a campanha Faço Parte, que, segundo o próprio dom Mol, “nasceu do ardente desejo de fazer a evangelização ecoar em todos os lares através dos meios de comunicação da Arquidiocese”. A campanha Faço Parte foi ampliada e agora também viabilizará a construção da Catedral e os trabalhos de evangelização desenvolvidos no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

O padre Fábio de Melo reforçou o convite à participação, lembrando que “o bom cristão é aquele que se ocupa de realizar na história a ação de Deus”. O padre, que é mineiro, nascido no município de Formiga, disse ter um carinho especial à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais e destacou a força da religiosidade no Estado.

Com a participação de crianças, o encontro terminou com uma breve apresentação que se valeu de cores para representar as diversas regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. As crianças, carregando uma enorme bandeira da Campanha Faço Parte, mostraram a importância do envolvimento de todos para que o importante projeto torne-se realidade.

Clique e veja mais fotos do Momento de Espiritualidade



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH