Fiéis participam com alegria e fé da Celebração Eucarística que marca o início do Ano Jubilar da Esperança, na Basílica Santo Cura D’Ars, no domingo, dia 2 de fevereiro.
A Basílica Santo Cura D’Ars – localizada no bairro Prado, em Belo Horizonte, é uma das Igrejas Jubilares da Arquidiocese de Belo Horizonte. As igrejas jubilares são convidadas a desenvolverem programação especial para o Ano Santo de 2025, com o objetivo de acolher os fiéis que buscam vivenciar o exercício espiritual da peregrinação, um dos chamados do Ano Santo dedicado à esperança.
Ano Jubilar 2025 – “Peregrinos de Esperança”
Convocado pelo Papa Francisco, o Ano Jubilar 2025 é inspirado pelo tema “Peregrinos de Esperança”. Na tradição da Igreja Católica, um Jubileu é um tempo especial de graça, conversão e renovação espiritual. Em todo o mundo, os fiéis são chamados a refletir sobre o valor da esperança em um mundo marcado por inúmeros desafios e incertezas, e a fazer uma peregrinação – caminhada interior em busca de renovação e encontro com Deus. O Jubileu da Esperança também incentiva a solidariedade, a paz e o perdão, enquanto os peregrinos são convidados a testemunhar a fé com esperança e a viver um “Ano Santo”.
Como obter a Indulgência Plenária
A Indulgência Plenária é o perdão da pena que cada alma paga por seus pecados no Purgatório, antes de alcançar o Céu. Pode-se alcançar a Indulgência para si ou para uma pessoa que já faleceu.
Para alcançar a Indulgência Plenária no Ano Jubilar
– Peregrinar a uma “igreja jubilar”
– Receber o Sacramento da Reconciliação (Confissão)
– Receber a Comunhão Eucarística
– Rezar de acordo com as intenções do Papa
Acompanhe imagens deste dia especial na Basílica Santo Cura D’Ars