Você está em:

Celebração dos 90 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte: dia 11 de fevereiro

Participe da celebração que marca o início das comemorações dos 90 anos de criação da Arquidiocese de Belo Horizonte: dia 11 de fevereiro, às 20h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.

A Arquidiocese de Belo Horizonte é hoje uma das maiores do Brasil. 

Para levar o Projeto de Evangelização Igreja Viva, Sempre em Missão à população de seus 28 municípios mineiros, a Arquidiocese conta com uma ampla estrutura institucional, que inclui 265 paróquias, dez santuários, quatro fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades.

A Diocese de Belo Horizonte foi efetivamente criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula “Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe”, elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os arcebispos: dom Antônio dos Santos Cabral, dom João Resende Costa, dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004.

Veja, no hotsite comemorativo dos 90 anos da Arquidiocese de Belo Horizontea linha do tempo de sua trajetória e uma reportagem especial sobre essa história de evangelização e fé. 

Continue também acompanhando as programações de 90 anos durante todo o ano de 2011 no hotsite.