Você está em:

Câmara vota últimas alterações do Projeto Ficha Limpa

 

Após dois anos de esforço e luta pela Campanha Ficha Limpa chegou o momento mais importante da caminhada. Nesta terça-feira, 11, será o último dia de votação do projeto de lei de iniciativa popular, o projeto Ficha Limpa, na Câmara dos Deputados. Nesse dia, serão votados os nove destaques (alterações) restantes, apresentados ao projeto.

De acordo com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é preciso continuar com as fortes pressões da sociedade brasileira e do próprio Movimento sobre os deputados para que eles rejeitem os nove destaques a serem votados hoje. “A prova que a força da sociedade unida em torno dessa proposta está funcionando foi a aprovação do texto integral do projeto na terça-feira passada, 4, e a rejeição, por maioria, dos três destaques votados na quarta-feira, 5. O Congresso Nacional sabe que o país inteiro está literalmente de olho neles”.

Um segundo ponto a ser considerado pelo MCCE é a relevância da data de hoje. “Após seis meses tramitando na Câmara, chegamos ao último dia de votação. Todos os destaques restantes deverão ser votados na terça-feira, dia histórico para a democracia brasileira. Data de grande importância, pois, aprovado na Câmara, com a derrota de todos os 12 destaques apresentados, o projeto Ficha Limpa chega forte no Senado. Casa que já sinalizou o compromisso de votá-lo rapidamente e sem nenhuma alteração”.

O MCCE pede ainda, à sociedade, organização para continuar as mobilizações e comemorações para a aprovação do projeto de iniciativa popular. Até terça-feira, o chamado é para que continuem com ligações, visitas e emails aos parlamentares de seus estados, cobrando deles a rejeição de todas as propostas de alterações ao projeto.

Hoje, durante todo o dia, o pedido é que mobilizem suas cidades para acompanhar a votação. Em Brasília, o objetivo é lotar a galeria do plenário da Câmara. Uma sugestão é a realização de vigílias pelas cidades brasileiras pela Ficha Limpa. Nas praças, em frente às Assembleias Legislativas ou onde for mais conveniente, mobilizem a população e acendam velas pela aprovação do projeto Ficha Limpa. “Divulguem essas ações para os deputados de seus estados, para que eles saibam como está a mobilização em favor do projeto em suas cidades”, pede o MCCE.

Hoje, com as assinaturas recebidas no MCCE e colhidas pela internet, já se contabilizam mais de 4 milhões de brasileiros favoráveis à Ficha Limpa.