Você está em:

Beatificação de Madre Bárbara Maix em Porto Alegre – 6 de novembro

Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, será beatificada, dia 6 de novembro, em cerimônia presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, em Porto Alegre (RS). 
 
A Celebração Eucarística acontece no Ginásio Gigantinho, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 13h30.
 
O processo de beatificação começou em 1993 e teve a autorização da Santa Sé publicada em maio deste ano pelo Papa Bento XVI, através do decreto do milagre atribuído a intercessão da madre. O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que em julho de 1944, ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo para a beatificação.
 
Bárbara Maix nasceu em Viena, na Áustria, em 1818. Em 1848, com a revolução e perseguição às ordens religiosas, foi expulsa do país junto com 21 companheiras. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, atuando nas áreas da educação e saúde dos órfãos, crianças e mulheres pobres.
 
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.
 
Madre Bárbara Maix viveu 14 anos na capital gaúcha e retornou ao Rio de Janeiro, onde morreu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos.