Você está em:

Assembleia do CNLB reúne 150 participantes em Belo Horizonte

Os 150 participantes da 30ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), realizado de 23 a 26 de junho de 2011 na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), visitaram o Santuário Nossa Senhora da Piedade no encerramento do encontro. Peregrinos de diversas partes do Brasil participaram da missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A 30ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) teve como tema “Leigos e leigas, discípulos e missionários de Cristo, comprometidos com a Vida no Planeta”. Os participantes vieram dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos, pastorais, associações leigas e outras entidades filiadas ao CNLB.

Também estiveram presentes no encontro o bispo diocesano de Araçuaí, presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, o bispo diocesano de Patos de Minas, presidente da Comissão para o Laicato do Regional Leste 2, dom Cláudio Nóri Sturm, o bispo emérito de Foz do Iguaçu, dom Laurindo Guizzardi, e o bispo emérito da Comissão para o Laicato, dom Celso Queiroz.

A assessoria da assembleia ficou a cargo do assessor das Pastorais Sociais da CNBB, padre Alfredo Gonçalves que, a partir do tema principal, destacou pontos sobre a identidade da Igreja e a importância do laicato na atual conjuntura eclesial.

Além do caráter avaliativo para discutir a competência do CNLB, a 30ª Assembleia propiciou também momentos de partilha sobre os avanços e dificuldades da caminhada de leigas e leigos, na construção de um laicato autêntico e comprometido com a transformação da sociedade.

O encerramento da assembleia foi marcado pela peregrinação dos participantes ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, com celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.